VITOR AROUCA
 
Proposta e reivindicação
 
OPINIÃO | Criação de locais de depósito temporário
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
PROPOSTA
A deposição indevida de Resíduos de Construção e Demolição (RCD's) em terrenos principalmente florestais tem sido uma realidade. O Município de Arouca dispõe de um "Ecocentro" de dimensões exíguas que não dá resposta a um concelho com freguesias tão distantes.
Em setembro de 2018 os vereadores da oposição apresentaram uma proposta para a criação de dois ecocentros em locais a definir de acordo com os critérios que se entendessem mais adequados.
Propôs também a criação de um serviço de recolha deste tipo de resíduos, tendencialmente gratuito. Sugeriu ainda a britagem de resíduos da categoria 1701(LER)-(betão, tijolos e ladrilhos) para uso em obras de administração direta, sempre que as características o permitam. Recomendou também um conjunto de boas práticas para informação e promoção da separação na origem.
Em resposta à proposta sobre esta temática o executivo informou que a solução será no âmbito da Área Metropolitana do Porto, com o "desenvolvimento de um projeto comum que permita a resolução desse problema, que não é de fácil resolução." O Vereador do Ambiente "complementou a informação dizendo que a Associação de Municípios Terras de Santa Maria está a estudar a criação de um ponto de receção
dos resíduos provenientes de construção nas proximidades do limite do concelho".
A 21 de dezembro de 2020 foi publicado no portal BASE o contrato para "Elaboração do projeto para a requalificação do Ecocentro de Arouca" no valor de 15.900,00 euros. Pessoalmente congratulo-me por esta decisão, num tema que me é tao caro e sobre o qual já escrevi neste espaço, ainda que no meu entender isoladamente não dê a resposta necessária a esta problemática.
Sugiro, além do que foi proposto pelos vereadores da oposição, a criação em algumas Freguesias de locais de depósito temporário devidamente preparados e cumprindo toda a legislação sobre esta matéria.

REIVINDICAÇÃO
A 2 de março foi apresentado em reunião de câmara o projeto para Requalificação da Rua Pedro Alvares Cabral e Rua Carlos Alves. Este arruamento encontra-se em mau estado de conservação, apesar da recente correção de algumas deformações e a falta de visibilidade na interceção dos dois arruamentos é diminuta. A execução desta obra é uma reivindicação dos habitantes, nos quais me insiro, que diariamente se veem confrontados com esta realidade e da União de Freguesias de Arouca e Burgo que iniciou o seu alargamento. Este é um passo importante para a sua concretização, esperando todos a sua execução muito em breve. 2021-04-01

 
Arouca

Sábado, 17 de Abril de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 17º
V 3 km/h
Seg
T 17º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Temos de ter mais cultura democrática em Arouca, na Câmara Municipal e nas instituições"

declarações de Fernando Mendes no RV, onde anuncia a sua decisão de não se recandidatar à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 48 visitantes online