VITOR AROUCA
 
Mobilidade para que te quero
 
OPINIÃO | Situações que se arrastam há anos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Molière disse: "Somos responsáveis não só pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer".
Há cerca de um ano e meio escrevi neste mesmo espaço, acerca da mobilidade, das dificuldades e das barreiras que diariamente as pessoas com mobilidade reduzida têm que transpor em Arouca.
Continuam a ser muitos os exemplos com que nos deparamos diariamente nas mais diversas freguesias do concelho e apesar de tanto investimento, também na zona urbana da Vila de Arouca. São situações que se arrastam há anos e que por diversas vezes, nos mais diversos locais de decisão, foram devidamente identificadas e para as quais não tem havido qualquer vontade no sentido da sua resolução.
São passeios que apresentam deformações consideráveis, árvores cujas raízes cresceram demasiado e levantam os pavimentos, sinalização e mobiliário urbano aplicados em passeios estreitos e de forma incorreta, falta de limpeza, acesso a passadeiras sem rebaixamento dos passeios, como acontece por exemplo na Avenida da Liberdade, incluindo separador central, etc. São muitos os exemplos em que não
cumprem os critérios estabelecidos pelo DL 163/2006.
Assistimos a uma série de serviços públicos que não garantem o acesso a todos. Finanças, Tribunal e até a Câmara Municipal, são alguns dos exemplos em que as barreiras arquitetónicas estão bem presentes, apresentado graves deficiências no acesso de pessoas com mobilidade reduzida e não dando cumprimento à legislação em vigor.
Com tantas barreiras a enfrentar diariamente, as pessoas com mobilidade reduzida, seja ela temporária ou não, acabam por experimentar um misto de frustração e medo e assim, deixam de gozar dos espaços públicos da mesma forma que pessoas sem mobilidade reduzida gozam, não podendo viver plenamente sua cidadania.
É urgente a eliminação destas barreiras e para isso é apenas necessária vontade política para estabelecer essa meta como uma das prioridades. É assim urgente que Arouca se torne um concelho mais inclusivo.
 
Arouca

Quarta, 24 de Fevereiro de 2021

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 2.0 mm
Chuva
Qui
T 11º
V 0 km/h
Sex
T 16º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A prazo relativamente curto se eliminará qualquer veleidade de concretizar a Regionalização Administrativa do País"

Armando Zola, antigo presidente da CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 52 visitantes online