PEDRO QUARESMA
 
O caso da Torre Bela e a perspectiva urbana do mundo rural
 
OPINIÃO | Trata-se de mais um projecto que na realidade prejudica os valores que diz defender
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A indignação sobre o acto praticado na Herdade da Torre Bela já foi sobejamente adjectivado por meio mundo. Aquele acto não está enquadrado por qualquer actividade, seja de caça ou desportiva. Mas aquele acto esconde, na minha opinião, a causa que está subjacente e que nos deve interrogar
se será o caminho certo. Falo sobre a venda de opções sobre a produção das chamadas "energias verdes" e no que é necessário fazer para instalarmos as centrais de produção, quer seja fotovoltaica ou biomassa. A Torre Bela é muito mais do que a mortandade dos animais. Já antes disso tinham sido
devastados centenas de hectares de floresta, com a suas árvores e a sua biodiversidade. Quem sabe até espécies protegidas por lei. Mas essa quinta espelhada e "verde" é incompatível com a presença de animais de grande porte, sejam eles javalis ou veados.
Sob a capa da descarbonização, cavalgando o tema das alterações climáticas, que são reais, assistimos a atentados contra o ambiente, imagine-se, patrocinados pelo Ministério do Ambiente e justificados pela preocupação com o ambiente. Sei que parece confuso, mas a realidade neste caso sobrepõe-se à mais imaginativa das ficções. Com tantos locais já impermeabilizados, tais como parques de estacionamento, coberturas de edifícios, minas abandonadas, etc, o Ministério do Ambiente autoriza a destruição de centenas de hectares de solo rural, com a respectiva biodiversidade, justificada pela costela ambiental destes projectos.
Trata-se de mais um projecto, tal como muitos espalhados pelo País, que, alicerçados sobre a égide ambiental, em estudos fartos de boas acções, na realidade prejudicam os valores que dizem defender. Tal como na vida, entre o discurso e a realidade vai um grande passo.
Porque a informação não se esgota neste artigo, os leitores que desejem aprofundar alguns aspectos podem endereçar as questões através do correio electrónico: pquaresma.arouca@gmail.com.
 
Arouca

Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 16º
V 3 km/h
Seg
T 14º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A Academia Sénior de Arouca preocupa-se com todos, ninguém fica para trás"

Carlos Silva Sousa, presidente da ASARC, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 49 visitantes online