IVO BRANDÃO
 
'Déjà vu' antecipado
 
OPINIÃO | A actual presidente, tal como os seus adversários, recolherão ao eremitério
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
São enormes as possibilidades de, no Outono deste ano, termos um 'déjà vu'. As eleições presidenciais serão, certamente, um passeio para Marcelo Rebelo de Sousa, e é relativamente grande a expectativa para percebermos como se vão comportar os candidatos de esquerda, para não falar no fenómeno André Ventura. Ana Gomes tentou segurar o seu eleitorado, e até mesmo entrar no eleitorado descontente com Marcelo, ao colar o actual Presidente a Ricardo Salgado. Este movimento (pouco) estratégico de Ana Gomes foi um verdadeiro ‘tiro no pé', porque, de resto, a candidata já tinha sido vítima do mesmo tipo de ataque, com André Ventura a trazer a lume a relação próxima da candidata com Paulo Pedroso (seu director de campanha). Marisa Matias, tem estado completamente apagada. João Ferreira é uma espécie de lufada de ar fresco vinda das hostes comunistas, mas longe de poder causar estragos. Tiago Mayan é um candidato aparentemente interessante, mas os portugueses ainda não lidam bem com o epíteto ‘liberal'. Vitorino Silva, igual a si próprio, procura ser uma voz do povo, sem descolar do popularucho. E André Ventura vai conseguindo o que quer: que se fale dele, bem ou mal.
Lá para Setembro ou Outubro, teremos eleições autárquicas. E em Arouca, aparentemente, acontecerá mais ou menos o mesmo, uma espécie de 'déjà vu' antecipado. Olhando para o cenário, nesta altura, serão umas eleições que constituirão um relativo passeio para Margarida Belém (e para o PS), e é relativamente grande a expectativa para percebermos como se vão comportar as restantes estruturas partidárias, bem como os eventuais candidatos independentes. O PSD ainda não apresentou candidato, e tem tentado explorar alguns assuntos caros aos arouquenses, como o preço da água, não aparentando ter qualquer fio condutor estratégico ou pensamento alternativo. O CDS local, será vítima do eclipse nacional de quem sido vítima? A CDU, que tem mantido uma acção política coerente e assertiva, costuma apresentar candidatos muito válidos, mas talvez continue a ser vítima de um certo preconceito local em relação ao seu posicionamento ideológico. Voltaremos a ter candidatura independente de Victor Brandão, que já manifestou resiliência suficiente para continuar a tentar a sua sorte, seja em que contexto for?
Apesar de algumas incertezas na equação, o que parece certo é que, tal como as eleições presidenciais serão um passeio para Marcelo, as autárquicas serão, igualmente, um passeio para Margarida Belém. Uma reeleição é, praticamente, garantida, a menos que se trate de alguém como Donald Trump. Em casos semelhantes, há a garantia de a democracia funcionar, mesmo que seja da forma mais crua possível. Outro factor a incluir na equação é a pandemia, que poderá afastar alguns eleitores do exercício do seu direito. De resto, o contexto actual veio trazer ao de cima, ainda que de forma ténue, questões muito pertinentes relacionadas com o modelo eleitoral presencial, e de como, em certas situações, pode ser limitado e limitador.
Os próximos meses serão, contudo, uma verdadeira maratona com as barreiras (mais habituais nas corridas de curta distância) distribuídas pelos quilómetros que restam até à meta. A actual presidente, tal como os seus adversários, recolherão ao eremitério, para contarem espingardas. Teremos, certamente, notícias sobre as autárquicas a surgir em breve, começando, talvez, pelas juntas de freguesia. Haverá,
certamente, muitas surpresas. Mas, hoje, neste contexto, o que parece é que, de facto, no próximo dia 24 de Janeiro iremos ter um 'déjà vu' antecipado.

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal em 2021.01.14)

 
Arouca

Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 16º
V 3 km/h
Seg
T 14º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A Academia Sénior de Arouca preocupa-se com todos, ninguém fica para trás"

Carlos Silva Sousa, presidente da ASARC, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 45 visitantes online