JOSÉ CARLOS SILVA
 
Desafios para 2021
 
OPINIÃO | Neste momento o PS já lidera a Câmara há mais anos que os social-democratas
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O ano de 2021 que se iniciou há escassos dias vai ser marcado em Arouca por vários acontecimentos que não deixarão indiferentes os arouquenses.
2020 foi um ano atípico, provocado pela pandemia de covid-19, tendo o país entrado em confinamento geral no primeiro trimestre e, fechado o ano, com o espectro de um novo confinamento, devido à terceira vaga.
A boa nova, no entanto, acabaria por surgiu também no final do ano com o aparecimento da primeira vacina anti-vírus SARS-CoV-2. O processo de vacinação vai ser longo e complexo e o rigor do Inverno poderá ainda atrapalhar o seu bom andamento.
Voltando ao nosso concelho, vai ser curioso observar como irão decorrer alguns eventos e como vão ser fechados alguns dossiês bastante controversos. Destaquei cinco: o preço da água; a inauguração da Ponte Suspensa; o futuro da FCA, SDUQ, Lda; a Feira das Colheitas e as eleições autárquicas.
O preço da água - Já aflorei neste espaço o elevado montante que os arouquenses pagam todos os meses na factura da água. O preço é alto, disso ninguém tem dúvidas, agravado ainda pelo baixo poder de compra dos arouquenses, o mais reduzido dentro dos municípios que fazem parte da Área Metropolitana do Porto. Desde que o fornecimento de água foi entregue à empresa Águas do Norte (AdN), a escalada de preços não tem parado e não vai ficar por aqui!...
Os cidadãos estão a movimentar-se, nota-se um sobressalto cívico, e até foi organizado abaixo-assinado com mais de mil assinaturas a exigir que a empresa AdN baixe os preços, considerados "escandalosos"!... O ano promete agitação neste sector e com "autárquicas" no final do ano, o preço da água seguramente entrará na campanha eleitoral!...
Inauguração da Ponte Suspensa - Margarida Belém disse na última Assembleia Municipal que a ponte só será inaugurada, após vários adiamentos, quando estiverem asseguradas todas as condições de segurança, não se comprometendo com uma nova data. Perante estes novos desenvolvimentos, a questão fica no ar? Será que vamos ter a nova travessia sobre o rio Paiva antes da época estival, quando os Passadiços recebem as multidões de visitantes?...
O futuro da FCA, Futebol SDUQ, Lda - O Tribunal está a auscultar os 76 credores da FCA, SDUQ, Lda, sobre a possibilidade de viabilizar um derradeiro plano de insolvência do montante em dívida que ascende a mais de dois milhões de euros.
Se não existir acordo, o fim da sociedade desportiva será decretado e os credores podem dizer adeus ao grosso dos seus créditos, atendendo ao património da entidade... Mas se houver viabilização, receberão a conta-gotas durante vários anos os valores em dívida. Em suma, qualquer que seja a solução, os credores serão sempre fortemente penalizados!... Recordo que a AICIA, instituição concelhia de solidariedade social, a Câmara Municipal, e empresas locais estão entre o rol dos lesados!... Nos próximos tempos, haverá fumo branco!
Lembro ainda que o presidente da FCA, SDUQ, Lda, o empresário de construção civil Carlos Pinho, sempre afirmou publicamente que no dia em que abandonasse o clube não deixaria qualquer dívida por liquidar... Que a sua gestão seria sempre muito rigorosa, com todas as despesas a passar pelo seu crivo... Citou à imprensa o exemplo da compra de um simples rolo de papel higiénico!...
Feira das Colheitas - A grande festa do município de Arouca não se realizou no ano transacto, devido à covid-19. Para os arouquenses o último fim-de-semana de Setembro é sinónimo de festa, confraternização e regresso às origens. Naqueles dias, a vila é invadida por milhares de forasteiros que se juntam aos arouquenses para viver uma festa ancestral que diz muito da matriz rural e social de Arouca.
Gastronomia, diversão, exposições, colóquios, são alguns dos pratos fortes do certame, onde se juntam várias gerações de arouquenses para viver a sua festa.
Vamos acreditar que este ano a Feira das Colheitas regressa novamente, com algumas regras, inevitavelmente, para que possamos voltar a sentir a nossa terra e as suas gentes em todo o seu esplendor!
Em 2020 ficou esse vazio!...
Eleições Autárquicas - Vão ter lugar no início do Outono. Durante os próximos meses os nomes dos candidatos irão ser conhecidos, seguindo-se a pré e campanha eleitoral. Depois o eleitorado escolhe soberanamente o novo presidente da Câmara Municipal para o próximo quadriénio, bem como os novos presidentes de Junta de Freguesia e a composição da Assembleia Municipal.
O PSD e o PS têm dividido o poder autárquico em Arouca. Neste momento o Partido Socialista já lidera a Câmara há mais anos que os social-democratas.
Espera-se que as eleições que vão decorrer no último trimestre sejam galvanizadoras para os enormes desafios que o município de Arouca tem pela frente nos próximos anos.

Nota final
: Faleceu no início do ano José Correia Belém, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Arouca, pós-25 de Abril. Foi nomeado para presidir a uma Comissão Administrativa que fez a transição entre a ditadura e o regime democrático.
Foi meu professor de educação física no Liceu, no nono ano, e mais tarde contactei com ele, na década de 80', quando estive inserido num projecto durante alguns meses no Mosteiro de Arouca, sob organização da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, da qual ele fazia parte.
Guardarei uma boa imagem do professor Belém, enquanto docente, mas sobretudo, como pessoa.
 
Arouca

Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 16º
V 3 km/h
Seg
T 14º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A Academia Sénior de Arouca preocupa-se com todos, ninguém fica para trás"

Carlos Silva Sousa, presidente da ASARC, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 41 visitantes online