VITOR AROUCA
 
Floresta sem prioridade
 
OPINIÃO | Não aprendemos nada com os incêndios de 2016 e 2017
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A floresta não está nem nunca esteve nas prioridades dos últimos executivos municipais. A provar esta afirmação está aí mais um orçamento municipal que não estabelece, uma vez mais, a floresta e a agricultura como prioridades. Somando aos valores quase residuais destas rúbricas, a falta de empenho e dinamismo no que a este tema diz respeito, caminhamos uma vez mais para uma mão cheia de nada.
Foi dito por variadíssimas vezes, pelos responsáveis municipais que o ordenamento florestal não é um trabalho de um ano ou de um mandato, e nisso estamos de acordo, mas a sua complexidade não deveria ser desculpa para nunca o começar.
A floresta e a agricultura seriam um dos quatro eixos nas prioridades deste mandato do atual executivo municipal, pode ainda ler-se no mesmo documento que "ordenar, revitalizar e rentabilizar o setor agroflorestal" é um dos cinco objectivos-chave e que "promover o ordenamento e dinamização económica para uma floresta inteligente" é uma das iniciativas estratégicas. Ora a nossa floresta merece ser muito mais do que um conjunto de frases feitas num qualquer programa eleitoral e do que dois outdoors num "corredor ecológico" que volvidos mais de três anos tem pouco mais de "meia dúzia" de árvores.
Arouca é um concelho com uma área florestal que cobre mais de 80% do nosso território, entre floresta (65%) e áreas incultas (18%). Estes dados dizem muito relativamente à importância que deve ser dada à floresta e isso não está a acontecer.
Continuo a achar que não aprendemos nada com os incêndios de 2016 e 2017 que devastaram o nosso concelho, com perdas irreparáveis e avultados prejuízos.
A floresta deverá ser um desígnio municipal, que naturalmente será de uma ou mais gerações. Como qualquer grande caminhada começa por um pequeno passo, está na hora de darmos esse passo. É assim determinante a coragem política para assumir este tema com o arrojo e liderança necessários e que até à data nos tem faltado.
 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 43 visitantes online