MAFALDA FERNANDES
 
A capela de Cabeçais
 
OPINIÃO | Os seus altares são ilustrados com imagens de Santos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Implantada numa pequena elevação de terreno, em frente à "Domus Municipalis", ou Casa da Comarca, do antigo concelho de Fermedo, não deixa de ser um bom templo, dada a sua condição de capela e por motivo da sua considerável volumetria.
Era nos primórdios, em 1777, dedicada a Santo António e, mais tarde, passou a ser dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cuja veneração se iniciou em Lisboa, no templo da peste, em 1580.
Nos últimos anos da década de 80, do século passado, o Professor Zeferino Duarte Brandão, na qualidade de Presidente da Câmara de Arouca, patrocinou a maravilhosa obra "Raizes de Fernando Pessoa em Terras de Santa Maria", obra em que a autora, Drª M. Lucília Lencart, demonstra que o grande poeta é descendente de um dos senhores da Quinta do Castelo de Fermedo. Notícia que foi veiculada em edição particular e que, talvez por isso, não teve qualquer impacto visível nos grupos dos mentores da cultura do nosso país.
E a ilustre autora, nessa bela obra, que veio corroborar as teses dos nossos coevos cabeçalenses que, já nos anos 50, do século passado, afiançavam a ascendência fermedense de Fernando Pessoa, não deixa de referir-se à Capela de Cabeçais, dada a sua antiguidade.
E afirma então a ilustre escritora: "A Capela da Nossa Senhora de Cabeçais" era dos Pereiras, senhores da Vila da Feira e de Fermedo. Antes de ser reconstruída era de Santo António, sendo agora da Senhora da Saúde. Foi reconstruída em 1907 por Manuel José de Paiva e Sousa.
Tem pedra de armas igual ao Brasão que era da antiga capela de Santo António dos Álvares Pereira, da Vila da Feira, onde tiveram solar, junto à Igreja de Santa Maria de Fermedo.
Em relação a estes Álvares Pereira, a terceira donatária de Fermedo D. Isabel de Miranda ou Isabel Pereira era neta do 1º senhor Aires Gonçalves de Figueiredo e D. Lionor Pereira e foi casada com Vasco Álvares Pereira, filho de João Álvares Pereira. Em "Fermedo, aspectos da sua história", a página 118 lê-se - "Este Vasco é dado como primo do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Com este são aparentados os Condes da Feira".
A Capela da Nossa Senhora da Saúde foi, portanto, edificada em 1777 e, 207 anos depois, foi reconstruída por Manuel José de Paiva e Sousa, que foi pai do nosso muito estimado amigo, Jaime de Castro e Sousa que, à implementação da democracia, era figura grada do PPD-PSD, do município de Arouca.
O brasão da Capela de Nossa Senhora da Saúde encontra-se acoplado na fachada do templo, ao alto.
A capela apresenta, em frente, uma escadaria ampla, que há uns anos era a original do século XVIII e, ao fundo, foi colocado o Pelourinho, como todos os pelourinhos símbolo da autoridade concelhia e monumento nacional, condição que lhe confere a maior segurança como património.
A Capela de Nossa Senhora da Saúde, a "Domus Municipalis", o Pelourinho, o Auditório e a Biblioteca que foram construídos a partir de edifícios antigos, bem como outras moradias adjacentes de raiz medieval, formam assim, em Cabeçais, um muito notável centro histórico.
A Capela de Nossa Senhora da Saúde é um templo vivo e operante ao qual ocorrem pessoas diariamente para orar e periodicamente para assistir à Eucaristia.
Foi novamente restaurada em 1990 e a talha do altar, que é belíssima, beneficiou de um excelente douramento em folha de ouro por peritos do labor.
Os seus altares são ilustrados com imagens de Santos de devoção dos moradores de Cabeçais e dos peregrinos que demandam a Capela, particularmente em 15 de Agosto e nomeadamente a imagem da padroeira de Fermedo, Nossa Senhora da Expectação ou Nossa Senhora do Ó, que, primordialmente não tinha coroa, a atestar a condição humilde de Nossa Senhora como mãe do Messias.
 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 13º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0.1 mm
Nevoeiro
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 46 visitantes online