VITOR AROUCA
 
Não é apenas uma ponte
 
OPINIÃO | Marco importante do património edificado e natural do nosso concelho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A empreitada de construção da Via Pedonal e Ciclável do Vale de Arouca encontra-se em execução e à medida que vai desbravando caminho quase sempre paralelamente ao Rio Arda vai também nos mostrando património, algumas vezes esquecido, durante todo o percurso. Se por um lado esta empreitada trará, a uma grande maioria dos arouquenses, um local seguro e agradável para a prática de desporto e hábitos saudáveis, permitindo às pessoas usufruir do nosso Rio Arda e das suas margens, por outro deveria ser ela também um veículo de preservação do património edificado, natural e até cultural do nosso concelho.
A Ponte das Eiras, localizada na Freguesia do Burgo, faz parte desse património que importa preservar.
Esta ponte em granito com a sua estrutura dividida em dois arcos, constitui um marco importante do património edificado e natural do nosso concelho, pois é sob esta ponte que se juntam a Ribeira de Gondim e o Rio Marialva que atravessa a zona história da Vila de Arouca e nasce aí o Rio Arda. Ao abandono a que foi deixada durante todos estes anos, juntam-se agora algumas atrocidades realizadas nos últimos tempos, como a execução da rede de saneamento, com duas caixas bem visíveis sob o seu arco direito assoreado há alguns anos.
É assim, importante que o Município adote medidas no sentido de desfazer as atrocidades cometidas com o seu consentimento e/ou responsabilidade, permitindo que a água dos dois cursos de água que ali se juntam, circule pelos dois arcos desta ponte granítica, devendo ainda no meu entender proceder à reabilitação da margem direita do rio a jusante da ponte e do açude que ali se encontra. A utilização da Via Pedonal e Ciclável seria assim bem mais agradável neste local, permitindo aos utilizadores apreciar o "nascimento" do Rio Arda e a magnífica Ponte das Eiras como património preservado.
 
Arouca

Segunda, 26 de Outubro de 2020

Actual
Temp: 8º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Ter
T 14º
V 5 km/h
Qua
T 15º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Continua a aposta (da CMA) 'quase irracional' no turismo"

Carlos Tavares, lider do PPM-Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 7 visitantes online