ARMANDO ZOLA
 
De um jovem, o exemplo
 
OPINIÃO | Há poucas semanas, mandei limpar, de minha conta, uma pequena parte do trajecto de um percurso pedestre
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Sob o título "A Pior Censura é a Autocensura" alinhavei, há muito, um texto para este espaço. Autocensura que, ainda recentemente, a cantora e activista russa, Maria Alyokhina, sujeita a cativeiro pelo seu activismo, apelidou de "a pior prisão", porque, se no presídio se pode ficar alguns anos, na autocensura pode permanecer-se a vida inteira. Pois, precisamente por autocensura, mês após mês, aquele alinhavo foi ficando na gaveta. Para não ferir sensibilidades, não afectar amizades, não gerar incompreensões, não defraudar expectativas, não dividir, quem, antes, com êxito e relevante sucesso, se uniu.
Contudo, há dias, Pedro Nuno Santos, um dos mais jovens ministros do actual Governo, com o desassombro que se lhe conhece, veio, de modo muito claro e frontal, dar mais um exemplo de repúdio pelos grilhões de uma tal prisão.
Pedro Nuno Santos vem sendo apontado, desde há muito, como um dos mais prováveis sucessores de António Costa na liderança do Partido Socialista. Uma tal possibilidade recomendaria que P. Nuno Santos se apresentasse, na postura e no modo e conteúdo de intervenção, com a maior "prudência" política, a tal autocensura, amoldando os meios, pouco importando de que maneira, assim se diz de Maquiavel, de forma a alcançar esse fim. Mas não, Pedro Nuno Santos, vertical, esbracejou e, liberto dos grilhões, depois de António Costa dar claramente a entender que o PS apoiará a recandidatura de M. Rebelo de Sousa à Presidência da República, no que foi acompanhado por muitos dos barões do Partido, afirmou, alto e bom som, que é homem de esquerda, que Marcelo não é de esquerda, que se o PS não apresentar candidato próprio e apoiar Marcelo, votará num candidato de esquerda, seja ele do Bloco ou do PC.
Pedro Nuno Santos, político esclarecido e inteligente, não pode deixar de admitir quanto esta sua posição, como, de resto, a sua costumada conduta afinada pelo mesmo diapasão, o poderá prejudicar no acesso, se o pretender, à liderança do PS, mas se é esse um dos seus objectivos, ou um dos objectivos que, proporcionando-se, não enjeitará, é ainda mais nobre o seu gesto, o gesto de alguém que, liberto de mordaças, repudiando maquiavelismos, por muito que isso lhe possa custar, por muitas que sejam as "virgens ofendidas", se afirma e vai em frente tal como é. De um jovem, um exemplo para todos, jovens e menos jovens.
AROUCA CAPITAL DO PEDESTRIANISMO - Procurando surfar na mesma onda, ainda que bem menos alterosa, insurjo-me, como o também jovem Vitor Arouca, no último número deste Jornal, contra o estado de abandono em que se acham os percursos pedestres.
Há poucas semanas, mandei limpar, de minha conta, uma pequena parte, bela, sem dúvida, do trajecto de um deles, amiúde, sobretudo aos fins de semana, percorrido por grupos de caminheiros. O trilho revela-se coçado e marcado de fresco pela passagem dos pedestrianistas, forçados a abrir caminho por entre e sob silvas, giestas, outros arbustos, árvores caídas, terra e pedras volumosas de derribamentos
de taludes laterais, deixando, num ou noutro caso, veredas livres de não mais de 30, 40 cm de largura sobre o precipício.
Neste âmbito, que é apenas um sector de uma das muitas vertentes daquele que terá de continuar a ser o nosso desenvolvimento, prefiro o aproveitamento e potenciação do natural e irrepetível ao postiço e artificial, sempre repetível, mas reconheço o êxito e a mais-valia que foram e serão os Passadiços. Não podem estes, porém, funcionar como o eucalipto, fazendo definhar tudo o mais à sua volta. Deixou-se, por negligência e abandono, definhar e esquecer a marca, já solidificada, de "Arouca Capital do Pedestrianismo" e isso é imperdoável.
OUTRAS LIGAÇÕES - Ainda do último RODA VIVA e artigo do Eng.º Carlos Brandão, Presidente da AECA, respigo a justa exigência de uma ligação viária das Zonas Industriais Farrapa/Rossio e Lameiradas à Via Estruturante.
Há 15 anos, ficou na Câmara uma candidatura a Fundos Comunitários, devidamente aprovada, para essa ligação. Nunca percebi porque foi deixada cair.
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: NW a 5 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 13º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online