ANDRÉ VILAR
 
Dar aos jovens o futuro
 
OPINIÃO | Estamos perante a geração mais qualificada de sempre
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Ouvimos frequentemente que "os jovens de hoje são, inevitavelmente, os adultos de amanhã", atirando para o futuro as oportunidades a dar aos jovens.
Tantas vezes tida como irresponsável, inconsciente e inconsequente, a juventude tem mostrado ser capaz, transformadora e, acima de tudo, de uma competência ímpar. Em tempos de confinamento, a juventude cumpriu, na generalidade, as normas impostas pelas entidades oficiais. Ficaram em casa quando lhes foi pedido e, muitos foram também aqueles que, mediante a sua disponibilidade, se voluntariaram para ajudar os que mais precisaram.
Durante mais de dois meses, foi retirada aos jovens a oportunidade de o serem em plenitude. Passaram a ter que estudar ou trabalhar à distância, impedidos do contacto social, de sair à rua, de estar com os amigos. Os jovens foram exemplo de resiliência, readaptando-se, reajustando-se e reinventando-se.
É verdade que pedir a um jovem para ficar em casa quando as duas gerações anteriores tiveram que ir para a guerra parece pouco e simples. A verdade é que também não se pode (nem deve) comparar o incomparável.
Os tempos mudaram, como mudaram as vontades e as formas de agir e pensar.
Estamos perante a geração mais qualificada de sempre, contudo é aquela que mais dificuldades encontra no acesso a um emprego estável, habitação e sobretudo à oportunidade de fazer a sua voz ser ouvida "no mundo dos adultos".
É pedido, a estes homens e mulheres, que provem sistematicamente, que merecem uma oportunidade. É-lhes exigido o mundo quando ainda tentam conquistar o lugar onde vivem.
Agora, permitam-me que fale na primeira pessoa.
Somos nós - jovens - sedentos do contacto social, de estar, de ver, de sentir, no fundo, de viver.
É tempo de fazer ouvir o grito da juventude, maior e mais forte do que muitas vezes se pensa. Continuemos a sonhar, a tentar, a falhar e a tentar uma vez mais.
É muitas vezes na improbabilidade que vive a oportunidade e por muito que nos puxem para trás somos suficientemente audazes para conseguirmos seguir em frente.
Em Arouca, a criação da 4540 Jovem, o "renascimento" da Associação Académica e todos os outros exemplos de associações que trabalham com e para os jovens, numa dinâmica de aproximação entre estes e destes com a comunidade, mostram que há esperança na juventude. A juventude está viva e quer trabalhar.
Os jovens arouquenses vivem Arouca como poucos vivem o lugar onde nasceram. São eles que levam, tantas vezes, o nome de Arouca para o lugar onde vão estudar ou trabalhar. Alma, coragem e paixão é o que nos distingue.
Chegou a hora de dar mais do que o futuro aos jovens.
Chegou a hora de dar aos jovens o presente para que se sintam parte da sociedade onde vivem e para que construam o futuro.
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 13º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 13º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 18 visitantes online