VITOR AROUCA
 
O outro lado de um novo brinquedo
 
OPINIÃO | O quase abandono é comum a muitas outras praias fluviais no nosso Município
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Sabemos desde o início deste mês de Junho que o Município de Arouca perdeu a sua única praia fluvial reconhecida oficialmente. A Praia do Areinho objeto de investimento em mandatos anteriores, por três anos consecutivos, a sua água distinguida com a "Qualidade Ouro" pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), deixa de integrar a lista de praias fluviais por decisão do atual Executivo Municipal.
Ao longo dos últimos tempos foram já demasiadas as vezes que se identificaram focos de poluição no Rio Paiva e afluentes, com graves consequências para a natureza e para quem no Rio, de forma direta ou indireta, desenvolve a sua actividade económica, sem que nada tenha sido feito para que se encontrem os responsáveis e as soluções para que estes episódios não ocorram no futuro.
O quase abandono por parte da Câmara Municipal a que foi deixado o Areinho nos últimos anos é comum a muitas outras praias fluviais no nosso Município (Espiunca, Ponte de Telhe, Paradinha, Vau, Meitriz, etc.) e que no meu entender deveriam ser preservadas e melhoradas.
Nos últimos anos foi feita em Arouca uma grande aposta em promoção, com conteúdos patrocinados para promover o seu território, com prémios e galardões nacionais e internacionais relacionados com equipamentos turísticos.
Arouca será uma escolha por parte dos visitantes e turistas por ser um território de baixa densidade, sem muitos casos de infeção por COVID-19 e com uma grande oferta em turismo de natureza. Mas se por um lado é feito um investimento de milhões de euros na área do turismo, nomeadamente em equipamentos como os Passadiços do Paiva e a Ponte Suspensa, por outro foi deixado quase ao abandono algo que ao longo dos anos muito custou a desenvolver e construir, como é o caso das praias fluviais e da grande maioria dos Percursos Pedestres e Grandes Rotas, que como facilmente se pode verificar estão em muito mau estado de conservação.
Sempre que se dá um brinquedo novo a uma criança, essa criança "abandona" o antigo brinquedo que tinha na mão e apenas se importando com o novo.
Parece-me que isso está a acontecer em Arouca no que à temática do Turismo diz respeito, com graves consequências para Arouca e para os arouquenses. É urgente inverter esta tendência.
 
Arouca

Quinta, 13 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 23º
V 3 km/h
Sáb
T 21º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Ser padre é dar a vida, renunciar muitas vezes às minhas vontades, ouvir os sofrimentos das pessoas e sofrer com elas"

Misael Fermín Calderon, o novo vigário paroquial de Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 19 visitantes online