PEDRO QUARESMA
 
Percurso pedonal e ciclável do Vale do Arda - oportunidade e desafio
 
OPINIÃO | Compatibilizar a maior frequência de pessoas com a qualidade ambiental para o rio e afluentes
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O percurso pedonal e ciclável do Vale do Arda, popularmente chamado de "ciclovia", atravessará seis freguesias e irá desenvolver-se ao longo do Rio Arda. O objectivo será a ligação entre os pólos escolares, a malha urbana das freguesias e espaços verdes já existentes, com a promoção de meios de deslocação suaves.
Dada a ligação estreita que vai ter com o Rio Arda, será uma oportunidade da recuperação de margens e de uma vigilância mais presente sobre a manutenção da sua qualidade. Dadas as suas margens, em certos pontos, estarem completamente degradadas e invadidas por vegetação não pertencente ao ambiente ribeirinho, será uma oportunidade de restabelecer a galeria ripícola, com freixos, salgueiros, amieiros, sabugueiros, etc. Também será oportuno fazer uma adequada transição entre a infraestrutura e toda a área agrícola que a irá acompanhar ao longo do seu percurso. Porque não envolver todo o percurso pedonal e ciclável de espécies agrícolas que preservem o nosso passado rico em variedades vegetais. Temos de tornar o percurso distintivo de todos os outros e mais inclusivo de todas as actividades que se desenvolvem na sua proximidade.
Sendo uma oportunidade para a melhoria de um importante recurso de várias freguesias, também será um desafio de compatibilizar a maior frequência de pessoas com a qualidade ambiental que se deseja e que o Rio Arda e os seus afluentes merecem.
Porque a informação não se esgota neste artigo, os leitores que desejem aprofundar alguns aspectos podem endereçar as questões através do correio electrónico: pquaresma.arouca@gmail.com.
 
Arouca

Quinta, 13 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 23º
V 3 km/h
Sáb
T 21º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Ser padre é dar a vida, renunciar muitas vezes às minhas vontades, ouvir os sofrimentos das pessoas e sofrer com elas"

Misael Fermín Calderon, o novo vigário paroquial de Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 19 visitantes online