MAFALDA FERNANDES
 
Controle por radar
 
OPINIÃO | É equipamento bem merecido por uma localidade de nível superior
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A antiga vila que foi a localidade de Cabeçais ainda hoje não é uma localidade qualquer, em verdadeiro sentido depreciativo. E o que não é, concerteza, é terra ou zona de correrias entre cristãos e mouros ou sarracenos, auto-estrada sem número ou circuito de fórmula 1 do principado do Mónaco. Infelizmente, e para mal de muitos condutores e até peões, a maior parte das vezes, parece mesmo isso tudo.
O problema é o código. Manda-se o código à fava, desde os pinheirais ao sopé do monte onde está implantada a Capela da Nossa Senhora da Conceição, no lugar da Abelheira, de Escariz. E é um tal assapar, particularmente a partir da casa que foi do sr. Quintino, da recta de Cimo da Inha, da pequena recta do lugar a que se chamava Quinta do Alferes, já em Cabeçais, e só parar com uma travagem de emergência e com grande ruído, já na praça Dr. Albano de Castro, em plena antiga vila. No caso de se procurar evitar um choque por detrás em qualquer viatura ali parada, por motivo de passadeira de peões, às vezes sem sucesso, ou no caso de estar ali estacionado um autocarro de passageiros a receber ou a deixar utentes, virar de emergência à esquerda reduzindo a estilhaços a primeira viatura que apareça e não dando cabo da vida dos seus ocupantes por motivo de uns metros mais abaixo se encontrar na sua Capela e no seu altar a imagem da padroeira do lugar, a Nossa Senhora da Saúde.
Um controle por radar é cego, embora registe a infracção do excesso de velocidade, e imparcial. Não lhe dói a barriga por ninguém, porque é um bicho. É uma máquina pequena, até há quem diga que as há ocultas nas fake-news, mas é exactamente o que convém à antiga Vila de Cabeçais.
Há por aí controles por radar nos lugares mais inesperados e até isolados, sem habitações. E aqui, numa localidade ridente, dotada de uma população local e visitante simpática e acolhedora, achamos que um controle por radar é um equipamento bem merecido por uma localidade que mantém e sabe manter os qualificativos inerentes a uma avaliação de nível superior à da administração.
Por uma questão evidente de segurança. Das pessoas e dos animais passantes. De todos os condutores. Das possíveis vítimas, das vítimas existentes e dos condutores infractores.
 
Arouca

Sexta, 05 de Junho de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: ENE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 17º
V 3 km/h
Dom
T 18º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O movimento associativo juvenil tem reagido com resiliência e energia, procurando reinventar-se"

Cátia Camisão, vice-presidente da FNAJ, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 12 visitantes online