VITOR AROUCA
 
Arouca e a perda de população
 
OPINIÃO | Pede-se uma inversão deste ciclo
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca é um concelho do interior, que perde 1 habitante a cada dois dias que passam. Esta foi a média que se verificou entre 2001 e 2011 e são também as previsões apontadas para 2021. Se é necessário uma semana para perdermos 1 habitante pela diferença entre os nados e os óbitos, é necessário que passem novamente apenas 2 dias para que Arouca perca um habitante na faixa etária entre os 20 e 39 anos. Se esta é uma faixa etária importante no que respeita à escolha para fixação de residência, é também nesta faixa etária que as pessoas decidem ter filhos. Sendo ceto que a perda de população é um problema nacional e sobretudo um problema do interior, é certo que Arouca não foge à regra e não tem sido capaz de fixar população especialmente na faixa etária de 20 a 39 anos.
Quais as razões para a debandada dos adultos mais jovens?
Continuam a existir enormes assimetrias entre o litoral, mais povoado, mais jovem, mais rico e mais "acessível" (serviços, equipamentos e infraestruturas) e o interior envelhecido e com menos oportunidades. Em Arouca assistimos a uma fraca oferta de emprego especialmente para quadros médios altos, a um baixo empreendedorismo, assistimos a níveis críticos de infraestruturas e serviços, que obrigam a população a migrar para concelhos onde encontram respostas às suas necessidades, o que resulta na perda de capital humano e na alteração das configurações territoriais.
A Arouca pede-se uma inversão deste ciclo de perda de população. E se cabe a cada um de nós fazer o que nos é possível para que essa inversão seja uma realidade, caberá aos responsáveis a criação/manutenção de serviços, equipamentos e infraestruturas para que seja possível a fixação daqueles que de 2 em 2 dias deixam as suas raízes na procura de um futuro mais risonho.
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 18º
Vento: NE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 14º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 17 visitantes online