PEDRO QUARESMA
 
Património ancestral de árvores de frutos
 
OPINIÃO | Deveríamos dar a conhecer muito mais as nossas variedades regionais
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Numa época do ano que planeamos a plantação de novas árvores de fruto ou de outras culturas agrícolas, queria chamar a atenção da importância da preservação das variedades regionais de árvores de fruto. Variedades essas, tão importantes na dieta mediterrânica, adaptadas ao nosso soloe clima, com menos susceptibilidade ao ataque de muitas pragas e doenças e com sabores e memórias ancestrais.
Quem não se lembra do sabor da maçã "camoesa", "espriega", "gigante do douro", "gronho", "maça de embarque", "malápio", "marmela", "pardo lindo", "três ao prato", "são joão", "porta da loja", etc. Quem não preserva e cuida do seu património, neste caso das árvores de fruto, não merece deliciar-se com os seus frutos.
Deveríamos dar a conhecer muito mais as nossas variedades regionais, começando pelas crianças e pelas escolas. Se todas as escolas têm jardins, em vez de termos sempre as mesmas árvores e sempre a mesma tipologia monocromática, porque não a construção de jardins comestíveis, com as nossas variedades regionais. Nos parques municipais ou urbanos, em vez de enveredarmos sempre pela mesma receita de relva e algo mais, porque não a construção de jardins comestíveis, que além de fornecerem sombra também fornecem alimentação. É muito mais simples que instalar rega e algumas árvores esqueléticas. Para não falar da manutenção e da menor susceptibilidade às pragas e doenças. Sendo um património colectivo, deveria estar nos objectivos das Entidades públicas a sua preservação e divulgação, com instalação de pomares demonstrativos e de cedência de garfos para expansão do seu cultivo.
Ainda existem árvores de variedades regionais onde é possível colher garfos e proceder à enxertia, faltando apenas a vontade de contribuir para a preservação de um património genético ancestral.
Porque a informação não se esgota neste artigo, os leitores que desejem aprofundar alguns aspectos podem endereçar as questões através do correio electrónico: pquaresma.arouca@gmail.com.
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 18º
Vento: NE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 14º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 20 visitantes online