JOSÉ CARLOS SILVA
 
Prémios e o voto contra
 
OPINIÃO | Com mais de cem colaboradores, já é uma referência nacional no mercado onde opera
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O final de 2019 aproxima-se a passos largos e já estamos a viver a época natalícia, sempre dada a manifestações de solidariedade por parte das pessoas. O coração fica mais mole e sensível nesta altura do ano. É o Natal em todo o seu esplendor.
Por isso, hoje vou embarcar no espírito da época festiva e vou elencar na minha crónica três momentos em que o nosso município se destacou recentemente pela positiva, a nível nacional e internacional, em áreas distintas.
Iniciarei pela renovação do título de óscar de "Melhor Atracção Turística Mundial de Aventura" para os Passadiços do Paiva, galardão atribuída no dia 28 de Novembro, em Omã, no Médio Oriente.
Apesar de ser um dejá vu, é sempre prestigiante para o Município de Arouca estar na vanguarda dos melhores, a nível mundial, em termos turísticos. Uma aposta firme e acertada da autarquia nos últimos anos, apesar de algumas críticas pertinentes que têm sido feitas a algumas opções sobre este sector económico. O turismo não pode, nem deve, ser o alfa e ómega da gestão autárquica, sob pena do concelho se atrasar irremediavelmente em relação ao pelotão da frente no que toca ao desenvolvimento sustentável. Os últimos indicadores (demografia, desertificação, poder de compra,...) têm sido preocupantes e exigem medidas eficazes.
Um segundo galardão foi atribuído pelo Crédito Agrícola nacional em reconhecimento especial ao projecto "Arouca Agrícola", "uma estratégia municipal de melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais) e criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola)".
Felicito os promotores desta inovadora e arrojada iniciativa ligada ao sector primário.
Por fim, um terceiro troféu foi arrecadado pela empresa arouquense "A. Pimenta Construções, Lda", vencedora do "Prémio PME / Expresso / Caixa Top" na categoria "Construção e Imobiliário".
Está de parabéns o administrador António Pimenta, que ainda muito jovem se lançou no mundo empresarial, fundado primeiro a sociedade em nome individual, em 1978 e, mais tarde, em 1993, já em expansão, passou para a designação actual.
Tem ao seu serviço mais de cem colaboradores e já é uma referência nacional no mercado onde opera.
Um exemplo a seguir por outras empresas e empresários!
O final do ano também é marcado pela apresentação das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento Municipal para executar no ano seguinte.
Aqueles dois documentos foram discutidos na última Assembleia Municipal que se realizou no dia 2 de Dezembro. Ambos foram aprovados por maioria, com as abstenções do PSD e do CDS.
Dois momentos insólitos marcaram a mais importante sessão plenária do ano: a inesperada ausência do presidente daquele órgão, Artur Neves, que foi substituído por Carlos Esteves, e o voto contra do presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga, o socialista Luís Filipe Teles. É uma das poucas juntas de freguesia lideradas pelo PS, por onde já passaram presidentes carismáticos como Edgar Soares e o próprio Artur Neves.
Que leituras e consequências este voto poderá trazer à política local e ao interior do Partido Socialista? Só o futuro o dirá! Vamos aguardar pelos próximos capítulos!...
A terminar, gostaria de desejar um feliz Natal e um excelente ano 2020 a todos os leitores, assinantes, colaboradores e parceiros comerciais do RODA VIVA.
Voltaremos ao vosso contacto em Janeiro.
Entretanto, podem ir acompanhando a actualidade do concelho através na nossa edição online rodaviva.pt, ligada às redes sociais (facebook e instagram).

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2019.12.12)

 
Arouca

Quarta, 29 de Janeiro de 2020

Actual
Temp: 12º
Vento: SSE a 3 km/h
Precip: 0.2 mm
Chuva
Qui
T 12º
V 5 km/h
Sex
T 15º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"A minha abstenção nas GOP e Orçamento deveu-se à falta de soluções para a minha freguesia"

Alberto Nunes, autarca de Albergaria e Cabreiros, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 35 visitantes online