TEIXEIRA COELHO
 
Tradição e tradições
 
OPINIÃO | São evidentes as limitações de boa parte dos cristãos no que toca à sua formação de base
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Tem-me sido dada oportunidade de divulgar neste espaço reflexões, opiniões pessoais, convicções, sobre temas diversos, boa parte deles atinentes a uma dimensão da minha vida que me é cara: a condição de cristão. Não é difícil perceber porque é que essas reflexões tenham assumido, por vezes, um tom crítico. É que, de facto, há outros horizontes.
Entendo que vivemos - e não apenas no que toca à temática em causa - "a ver passar os comboios". Vivemos, os cristãos, de tradições que mais nos capturam que libertam.
Vivemos apegados a tradições, porventura fecundadas pela Tradição, mas não aferidas e alimentadas por ela. Os nossos antepassados, no contexto das suas vidas, mentalidades, crenças, usos e costumes, exprimiram e viveram à sua maneira a fé recebida da Tradição. Nós herdamos tradições, que tiveram contexto histórico bem diferente do nosso, e parece que temos como inalteráveis, válidas por si mesmas e não enquanto remetendo para a Tradição que lhes deu razão de ser. Como se a autenticidade das nossas convicções estivesse na fidelidade cega ao modo como os nossos antepassados viveram as suas.
O futuro não está pré-determinado. Enquanto cristãos podemos e devemos construir o futuro na fidelidade àquela Tradição que pela sucessão dos séculos tem sido a referência e a garantia da presença da Igreja na história. Há hoje sinais que mostram o sentido em que devemos caminhar. Perscrutar esses sinais, interpretá-los e pôr-se a caminho é o que urge.
São evidentes as limitações de boa parte dos cristãos no que toca à sua formação de base. Muitos têm o catecismo de crianças como a referência pessoal e bastante da sua formação doutrinal. E, por isso, não lhes ocorre, por exemplo, ser membros activos nas suas paróquias ou comunidades de pertença, assumindo as consequências do ser cristãos; parece que entendem que receberam no catecismo formação doutrinal para o resto da vida. Não lhes ocorre completar ou desenvolver a sua competência como cristãos. O catecismo foi e permanece, a par da fidelidade às tradições herdadas, uma matriz da sua identidade religiosa. E isto verifica-se tanto com leigos, cidadãos pouco escolarizados, como com leigos, cidadãos que na sua vida pessoal adquiriram formação académica superior, mas que mantêm formação cristã ao nível do catecismo da infância.
É por tudo isto que convivem na massa heterogénea dos cristãos os ditos praticantes, os não praticantes, os que "têm a sua fé", os que acreditam em Deus sem saberem muito bem o que isso seja, os que acreditam na ressurreição tendo acerca disso uma ideia muito mal esclarecida, os que entendem a Bíblia como palavra directamente ditada por Deus, fazendo dela uma interpretação literal e, não pretendendo ser exaustivo, os que praticam a "religião do medo": do medo do inferno, do purgatório, de não ir para o céu, de fugir à condenação eterna. Enfim, na massa dos cristãos é facilmente verificável a fé de uns, a crença de outros e a religião de todos. Mas fé, crença e religião não se recobrem: não se excluem, mas também não se incluem necessariamente.
A fé é assentimento à Boa Nova da vinda do Reino de Deus, com o compromisso de seguir os passos de Jesus numa atitude filial para com o " Pai do céu". Uma proposta que nos é feita e que é ‘graça', chamada de Deus, luz e impulso; uma proposta à nossa inteligência para ser entendida e seguida pela vontade; tomá-la em consideração ou rejeitá-la. A fé cristã é um apelo à liberdade de cada um.
Aqueles que vão cada domingo à missa e que a entendem e vivem como "fracção (partilha) do Pão e da Palavra", esperam e merecem encontrar aí um momento de 'experienciar' e crescer na fé.
Como tem sido possível reunir nas igrejas um número, apesar de tudo significativo, de cristãos e não se sentir uma dinâmica geral de resposta aos imperativos da Palavra proclamada em cada domingo?
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 49 visitantes online