JOSÉ CARLOS SILVA
 
Emigrantes, Recriação e golas
 
OPINIÃO | Arouca ganha uma nova luz e agitação durante o mês de Agosto
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Estamos em pleno mês de Agosto, altura do ano em que as pessoas se desligam dos dissabores do quotidiano e procuram gozar umas merecidas férias, se possível, fora do seu habitat natural.
Agosto é também, por tradição, o mês do regresso dos nossos emigrantes à terra que os viu nascer para partilhar uns dias de descanso junto daqueles que lhes são mais queridos, e desfrutar da sua "Arouca" que eles levam no coração para as longínquas paragens que os acolheram tentando conseguir um futuro
melhor.
Também nesta altura do ano são muitos os arouquenses espalhados pelo país, jovens e menos jovens, que regressam às origens para matar saudades da família e dos amigos.
Por isso, Arouca ganha uma nova luz e agitação durante este mês. Existe uma verdadeira partilha de sentimentos e vivências entre as diferentes gerações.
Não esquecendo ainda os milhares de forasteiros que se deslocam até ao nosso município para explorar as inúmeras potencialidades turísticas, monumentais e gastronómicas que temos para oferecer a quem nos visita.

•••

No final de Julho realizou-se mais uma edição da "Recriação Histórica", que contou com a presença de aproximadamente meio milhar de figurantes e actores.
Durante esse período, a vila de Arouca entrou na máquina do tempo e regressou ao século XVIII, época em que toda a vida política, económica, social e religiosa gravitava em torno do Mosteiro.
Os intervenientes na recriação interpretaram o seu papel com uma grande entrega e dignidade, acabando o resultado final deste evento por ser bastante positivo.
O público afluiu em grande número a uma iniciativa que vai sofrer algumas alterações no próximo ano, fruto das obras do futuro hotel que vai nascer na ala sul do Mosteiro.
Parabéns à organização e a todos os participantes!

•••

Francisco Ferreira demitiu-se de adjunto de Artur Neves na Secretaria de Estado da Protecção Civil, na sequência da polémica da adjudicação das golas inflamáveis.
O líder do PS Arouca, e também deputado municipal, foi capa nos jornais nacionais e de abertura de telejornais pelos piores motivos, fragilizando a posição de Artur Neves no governo, que a somar a este
caso, viu também as suas ligações familiares com negócio públicos serem alvo de escrutínio da imprensa e da oposição.
A vida não está fácil para estes dois arouquenses que eram dois importantes elos de ligação da autarquia ao poder central. Um elo já quebrou... Tudo por causa das nebulosas adjudicações por ajuste directo
a amigos, que recentemente e neste mesmo espaço já relevamos por causa das polémicas encomendas a um só arquitecto com parentesco directo à cúpula da autarquia.

•••

A ligação de Escariz à A32 conheceu mais um capítulo. Depois de uma primeira contrariedade - o valor-base ficou longe do preços propostos pelas construtoras interessadas, originando a anulação do concurso inicial e abertura de um segundo com um reforço da dotação orçamental para 32,5 milhões de euros - apresentaram-se agora ao novo concurso dezanove empresas e consórcios, duas das quais arouquenses.
Esperamos agora que seja desta vez que finalmente a obra começa a ver a luz do dia, para satisfação de todos aqueles que diariamente têm que percorrer aquele percurso de ligação de Arouca ao litoral. O sonho não fica cumprido na totalidade, mas já é um importante passo!
Boa férias para todos os leitores e até Setembro!

(texto publicado na edição impressa de 2019.08.08)
 
Arouca

Terça, 17 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 0 km/h
Qui
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 24 visitantes online