PEDRO QUARESMA
 
Quanto vale a floresta?
 
OPINIÃO | Volume de negócios das empresas de Arouca cifra-se em 22 milhões de euros, com centenas de empregos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca destaca-se pela predominância dos espaços florestais, que se espelha nos diversos produtos que retiramos da floresta, bem como no enquadramento paisagístico que oferecemos a quem nos visita. Dado que a quase totalidade da área florestal é privada, a dinâmica da ocupação florestal foi variando de acordo com os estímulos de procura dos vários produtos da floresta e com as ocorrências mais ou menos frequentes de fogos florestais e pragas e doenças.
Uma vez que o valor da floresta é mensurável, tem impacto directo na geração de emprego e na proliferação dos mais diversos serviços, é importante conhecer a grandeza dos números, para orientarmos políticas futuras de valorização dos recursos. Recursos esses, que não se limitam à
produção de material lenhoso, mas também englobam o mel, a caça, os serviços de ecossistema, o turismo, pastorícia, a castanha, a cortiça, etc.
Neste artigo irei abordar, para já, os números referentes à produção de madeira. Em termos do sector da madeira, para o ano de 2017, o volume de negócios das empresas do comércio por grosso de madeira em bruto e de produtos derivados, das empresas de exploração florestal, das empresas de serração de madeiras, entre outras, rondou os 48.188.032 euros. Sobressai o valor do volume de
negócios das empresas de exploração florestal, que se cifra nos 22.104.713 euros, com umas centenas de empregos directos e indirectos.
No que diz respeito às serrações de madeira, que trabalham principalmente com pinheiro bravo, o volume de negócios em 2017 foi de 9.084.707 euros, com um total de 138 colaboradores directos.
No caso da espécie eucalipto, que ocupa a maior área do território arouquense, a quantidade de madeira, proveniente do concelho de Arouca, que entrou nas fábricas foi, em 2017, de 83.500 metros cúbicos, que corresponde a um valor estimado de 3.298.250 euros, a um preço médio de 39,50 euros por metro cúbico. Estes valores fazem movimentar não só as empresas de exploração florestal, os transportadores, as oficinas, etc., bem como um importante valor que chega aos bolsos de milhares de proprietários florestais.
Outro aspecto a realçar é o dos investimentos que são feitos em acções de arborização e rearborização das várias espécies, nas várias operações de gestão florestal, nas acções de defesa deste importante património, etc, que fazem movimentar uma série de empresas, a maior parte das vezes locais, que vivem em redor da floresta.
De realçar que os produtos de base florestal contribuem significativamente para a criação de valor, pois como usam maioritariamente matérias-primas do mercado nacional e local, a taxa de incorporação de valor acrescentado é bastante superior à média nacional. Se a esses números fosse acrescentado o valor dos serviços de interesse comum, ditos serviços de ecossistemas, que a floresta presta ao concelho e ao país, então estaríamos perante um recurso estratégico para Arouca e para Portugal, não apenas vertido em discursos e retórica, mas em valorização e apoio concreto. O fazer não deve estar apenas nos discursos, mas cada vez mais em acções concretas e correctas, ao invés de andarmos entretidos com algumas das ditas faixas de gestão de combustível, que apenas serviram para transformar as árvores em inimigo público.
Porque a informação não se esgota neste artigo, os leitores que desejem aprofundar alguns aspectos podem endereçar as questões através do correio electrónico: pquaresma.arouca@gmail.com.
 
Arouca

Terça, 16 de Julho de 2019

Actual
Temp: 17º
Vento: E a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 25º
V 3 km/h
Qui
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 28 visitantes online