VITOR AROUCA
 
Incêndios e a Rede Natura 2000
 
OPINIÃO | Em Arouca não passa de um conceito teórico
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca é um concelho de grandes dimensões, com uma área que se pode dizer "florestal" e que cobre mais de 80% do nosso concelho, entre floresta (65%) e áreas incultas (18%).
É também abrangido por três zonas especiais de gestão da Rede Natura 2000 (os sítios da Serra da Freita e Arada, Rio Paiva e Serra de Montemuro). A Rede Natura 2000 abrange quase metade do nosso concelho e tem como objetivo "contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e das flores selvagens".
Aquilo que podemos verificar desde a sua criação, resultante das directivas comunitárias, é que a Rede Natura 2000 em Arouca não passa de um conceito teórico para o qual não existiu até hoje qualquer estratégia por parte dos últimos executivos.
Verificamos uma ausência total de planeamento estratégico e de investimento para a Rede Natura, mesmo quando é uma área elegível nos mais diversos quadros comunitários de apoio. Em consequência disso, e não sendo coincidência, quando deveria ser protegida mais do que qualquer outra área, ardeu uma grande parte da área da Rede em 2005, e voltou a ser consumida pelas chamas, com maiores proporções, novamente no grande incêndio de 2016.
Sem querer ser pessimista, se nada de estruturante for feito nesta área, estamos a preparar o concelho para que esta área volte a ser fustigada pelas chamas, com as consequências devastadoras já conhecidas.
Sendo certo que "Arouca sem incêndios depende de todos", Arouca sem incêndios depende mais de alguns que tem o dever de gerir estrategicamente a floresta em Arouca.
 
Arouca

Terça, 16 de Julho de 2019

Actual
Temp: 17º
Vento: E a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 25º
V 3 km/h
Qui
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 21 visitantes online