VITOR AROUCA
 
Incêndios e a Rede Natura 2000
 
OPINIÃO | Em Arouca não passa de um conceito teórico
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca é um concelho de grandes dimensões, com uma área que se pode dizer "florestal" e que cobre mais de 80% do nosso concelho, entre floresta (65%) e áreas incultas (18%).
É também abrangido por três zonas especiais de gestão da Rede Natura 2000 (os sítios da Serra da Freita e Arada, Rio Paiva e Serra de Montemuro). A Rede Natura 2000 abrange quase metade do nosso concelho e tem como objetivo "contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e das flores selvagens".
Aquilo que podemos verificar desde a sua criação, resultante das directivas comunitárias, é que a Rede Natura 2000 em Arouca não passa de um conceito teórico para o qual não existiu até hoje qualquer estratégia por parte dos últimos executivos.
Verificamos uma ausência total de planeamento estratégico e de investimento para a Rede Natura, mesmo quando é uma área elegível nos mais diversos quadros comunitários de apoio. Em consequência disso, e não sendo coincidência, quando deveria ser protegida mais do que qualquer outra área, ardeu uma grande parte da área da Rede em 2005, e voltou a ser consumida pelas chamas, com maiores proporções, novamente no grande incêndio de 2016.
Sem querer ser pessimista, se nada de estruturante for feito nesta área, estamos a preparar o concelho para que esta área volte a ser fustigada pelas chamas, com as consequências devastadoras já conhecidas.
Sendo certo que "Arouca sem incêndios depende de todos", Arouca sem incêndios depende mais de alguns que tem o dever de gerir estrategicamente a floresta em Arouca.
 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 15º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online