MAFALDA FERNANDES
 
O jardim da Maria Joana
 
OPINIÃO | A mudança total é sempre uma fractura
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O lugar é quase ermo. Perto dele desemboca um caminho vicinal de ligação, que num futuro qualquer, será rodovia.
No centro de toda uma vegetação luxuriante, por entre floresta e jardinagem, fica a casa da senhora. Da senhora estimada por muitos motivos mas, em especial, pelo seu amor à natureza. Que ela gostava de ajudar, plantando, regando, experimentando e obtendo sempre, no final, um manancial inexaurível de beleza.
O lugar ficou deserto. Restou a casa e o esplendor circundante. Ficaram os arbustos e os frutos irreprimíveis que em todas as primaveras não se furtam a uma esplêndida floração. É só passar por lá para ver e recordar.
E a conversa andava sempre à volta de raízes e bolbos e épocas propícias.
Sente-se que há ali uma mão amiga que continua a regar, a libertar das ervas daninhas, a ajeitar para que as inflorescências variadas não fiquem tolhidas e não se reduzam a botões frustrados. Em sendo assim, sente-se que há uma preocupação de continuidade para ultrapassar a descontinuidade inerente ao ser humano.
A Natureza continua sempre para além, para além dos aléns, se lho permitirem, mas aqui e ali há intentos de a fazer parar, de lhe suster o seu labor incessante e de reduzir a escombros que deslizam pelos declives levando tudo à sua frente. Gente, estradas, civilização e amor. Levando tudo o que o afecto criou.
Há quem se refira à necessidade de manter a paisagem rural, rústica, florida, para que as localidades não se afoguem em empreendimentos progressistas. A mudança total é sempre uma fractura. Fractura da terra, da localidade, da psique.
E uma fractura resulta sempre duma violência qualquer.
É por isso que os arbustos que foram da senhora, naquele sítio quase ermo, são sinal de humanidade presente, de equilíbrio, de gosto de viver.
 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online