ARMANDO ZOLA
 
Passe de sentido único
 
OPINIÃO | Dessa medida podem beneficiar por igual todos os cidadãos? Não, de modo nenhum
 
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Passe Único, poderá dizer-se, para melhor entendimento, é a medida recentemente tomada pelo Governo, por reivindicação das grandes metrópoles de Lisboa e do Porto, que permitirá aos cidadãos e às famílias, designadamente aos da Área Metropolitana do Porto, de que Arouca faz parte, utilizarem os transportes públicos por preços muito mais baixos que os que teriam de suportar se não houvesse esse passe. Aliás, as crianças e jovens até ao último dia dos seus 12 anos estão isentas de qualquer pagamento.
É uma medida inegavelmente virtuosa, já que permite a largas dezenas de milhares de cidadãos fazerem-se transportar, por todo o seu município, ou por toda a Área Metropolitana, ao longo de um mês inteiro, por apenas 30,00 euros ou 40,00 euros, respectivamente. Além disso, a redução do custo do transporte público atrairá para este, por certo, mais utentes, diminuindo o número dos automóveis nas cidades e a carga poluidora por eles produzida.
Mas, dessa medida podem beneficiar por igual todos os cidadãos? Não, de modo nenhum. Enquanto no Porto, Lisboa e outras cidades do Litoral existem transportes públicos que servem a contento, pelo seu número, horário, qualidade e variedade, os seus residentes, em Arouca e noutros municípios com idênticas características, esses transportes ou não existem ou, onde existem, têm horários, trajectos e são em número que não servem minimamente as necessidades dos respectivos munícipes.
São assim muito diferentes as utilidades e vantagens do "passe único" para um município como o do Porto ou Lisboa e suas envolventes, ou para um município como o de Arouca. De grande importância e benefício para aqueles, de valor pouco significativo para estes. Contudo, o preço dessa medida é suportado igualmente por todos, porque custeado, na sua quase totalidade, pelo Orçamento do Estado e, assim, pelas receitas provenientes dos impostos. Uma tal relação de custos e benefícios, tão desproporcionadamente repartidos, aumenta ainda mais o fosso entre o litoral com mais elado nível de vida e de desenvolvimento e o interior pobre, cada vez mais envelhecido e despovoado. Ter, de resto, este interior pobre e cada vez mais sobrecarregado de encargos, de comparticipar nos custos de uma medida que serve, sobretudo, os municípios mais ricos e melhor servidos de transportes públicos é, como escreve Vital Moreira, "uma enorme injustiça territorial".
Apesar de tão gritante iniquidade, não pode Arouca, enquanto terra desse interior, reclamar, por de todo irrealista, uma linha de comboio, uma extensão de metro, e eléctricos ou autocarros a todas as horas e em todos os lugares de toda a sua vasta extensão, mas tem o direito, mais até, o dever imperioso, de exigir, para poder ter melhores, mais céleres e mais económicos transportes, que, urgentemente, se conclua a Via, no mínimo com condições idênticas à da parte já realizada, que ligará o Município ao Litoral, onde Arouca quase tudo compra para produzir e onde quase tudo o que produz vende.
Satisfazer, no curto prazo, essa exigência será, para além de acto da mais elementar justiça, um modo de mitigar esse enorme fosso que, cada vez mais, nos distancia do litoral e de contribuir para estancar o nosso acelerado despovoamento e envelhecimento, com todas as nefastas consequências daí resultantes, para todos.
Impõe-se, por isso, levantar a voz e exigir. Perante tanta e tão reiterada iniquidade, o nosso contínuo e conformado silêncio não pode deixar de haver-se como inaceitável cumplicidade.
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

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