MAFALDA FERNANDES
 
'Paris, já está a arder?'
 
OPINIÃO | A percentagem de casos fatais era muito superior
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Com este título Jean-Paul Belmondo realizou um filme de guerra sobre a ocupação de Paris pelas forças hitlerianas. E, ao mesmo tempo, surgiu uma série de sátiras sobre o mesmo assunto, mas com o perfil de comédia. Isto tudo por volta de 1966. A sátira sobre o incêndio de Paris chegou ao nosso país, como uma obra cinematográfica de valor relevante. E as pessoas iam ao cinema. Ver esta obra e muitas outras de igual valor que provocavam na nossa mente um verdadeiro "relax". O que não quer dizer que hoje não exista de todo um cinema de grande qualidade. Não são, contudo, os mais badalados os filmes mais enternecedores.
Naquela tarde, a Teresa foi ao cinema ao Porto. E, antes disso, brincou-se e tornou a brincar-se com o título da obra. No nosso entender, nem Hitler teve coragem de incendiar Paris.
A Teresa ‘do Luso' já se foi há uns anos. Trabalhava numa escola do concelho de Gaia e vivia por ali. Na
nossa cabeça perpassa a sua figura, as suas gargalhadas, as suas expressões, o seu amor à vida. Precocemente, foi-se. Com cancro de mama. Dizer, hoje, que uma pessoa não se aguenta com um cancro de mama parece um absurdo. Só que naquele tempo era assim. A percentagem de casos fatais era muito superior aos casos de ultrapassagem. Agora, felizmente é o contrário. A percentagem de casos fatais é diminuta em face da percentagem de curas completas.
Se a Teresa Carvalho fosse viva hoje, com a mesma idade e a saúde geral de que gozava, e tivesse cancro de mama, não teria sido um caso fatal. E tudo tem uma explicação. É que a vida portuguesa, em geral, processa-se, há séculos, a uma velocidade inferior à velocidade dos comboios de mercadorias.
Além disso, a Teresa Carvalho não é tanto assim uma professora que veio lá das terras de Coimbra norte. Veio e ficou e casou com um rapaz de Ossela e era cunhada da proprietária da casa do Vigia de Belece-Mato, onde passou muitos fins-de-semana. Não há dúvida de que o mundo é pequeno.
 
Arouca

Quarta, 23 de Outubro de 2019

Actual
Temp: 14º
Vento: NNW a 6 km/h
Precip: 0.6 mm
Aguaceiros
Qui
T 14º
V 3 km/h
Sex
T 17º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Espero que os pais dos atletas sejam exemplos de 'fair-play' dentro e fora do campo"

Pedro Cirne, presidente da UD Fermedo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 32 visitantes online