MAFALDA FERNANDES
 
'Paris, já está a arder?'
 
OPINIÃO | A percentagem de casos fatais era muito superior
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Com este título Jean-Paul Belmondo realizou um filme de guerra sobre a ocupação de Paris pelas forças hitlerianas. E, ao mesmo tempo, surgiu uma série de sátiras sobre o mesmo assunto, mas com o perfil de comédia. Isto tudo por volta de 1966. A sátira sobre o incêndio de Paris chegou ao nosso país, como uma obra cinematográfica de valor relevante. E as pessoas iam ao cinema. Ver esta obra e muitas outras de igual valor que provocavam na nossa mente um verdadeiro "relax". O que não quer dizer que hoje não exista de todo um cinema de grande qualidade. Não são, contudo, os mais badalados os filmes mais enternecedores.
Naquela tarde, a Teresa foi ao cinema ao Porto. E, antes disso, brincou-se e tornou a brincar-se com o título da obra. No nosso entender, nem Hitler teve coragem de incendiar Paris.
A Teresa ‘do Luso' já se foi há uns anos. Trabalhava numa escola do concelho de Gaia e vivia por ali. Na
nossa cabeça perpassa a sua figura, as suas gargalhadas, as suas expressões, o seu amor à vida. Precocemente, foi-se. Com cancro de mama. Dizer, hoje, que uma pessoa não se aguenta com um cancro de mama parece um absurdo. Só que naquele tempo era assim. A percentagem de casos fatais era muito superior aos casos de ultrapassagem. Agora, felizmente é o contrário. A percentagem de casos fatais é diminuta em face da percentagem de curas completas.
Se a Teresa Carvalho fosse viva hoje, com a mesma idade e a saúde geral de que gozava, e tivesse cancro de mama, não teria sido um caso fatal. E tudo tem uma explicação. É que a vida portuguesa, em geral, processa-se, há séculos, a uma velocidade inferior à velocidade dos comboios de mercadorias.
Além disso, a Teresa Carvalho não é tanto assim uma professora que veio lá das terras de Coimbra norte. Veio e ficou e casou com um rapaz de Ossela e era cunhada da proprietária da casa do Vigia de Belece-Mato, onde passou muitos fins-de-semana. Não há dúvida de que o mundo é pequeno.
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 32º
Vento: WSW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 2 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 35 visitantes online