TEIXEIRA COELHO
 
Acontecimentos de sinal contrário
 
OPINIÃO | Casos de pedofilia e homossexualidade entre os clérigos são dolorosos, merecedores de repulsa, mas não abalam convicções dos cristãos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Quando se celebram os 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o sultão Al-Malik, o Papa Francisco deslocou-se, de 3 a 5 do mês de Fevereiro, aos Emiratos Árabes Unidos para uma visita que fica para a História. O Papa foi recebido com honras de Estado pelo príncipe herdeiro do Abu Dhabi. Do programa da visita destaca-se a divulgação oficial do DOCUMENTO SOBRE A FRATERNIDADE
HUMANA EM PROL DA PAZ MUNDIAL E DA CONVIVÊNCIA COMUM, cujo texto fora elaborado ao longo de um ano de diálogos e debates entre Al Azhar e o Vaticano.
"Em nome de Deus, Al Azhar al-Sharif - com os muçulmanos de Oriente e Ocidente; e a Igreja Católica - com os católicos de Oriente e Ocidente - declaram assumir a cultura do diálogo como caminho, a colaboração comum como conduta, o conhecimento recíproco como método e critério", proclama-se no texto. Para explicar as raízes do terrorismo, o Documento refere a "deterioração da ética que afecta a acção internacional e a debilitação dos valores espirituais e do sentido de responsabilidade, elementos que favorecem a frustração e o desespero, levando muitos a cair na voragem do extremismo ateu e agnóstico ou no fundamentalismo religioso, no extremismo e no extremismo". Al Azhar e a Igreja Católica consideram de tal importância esta Declaração que "exigem que este Documento seja objecto de investigação e reflexão em todas as escolas, universidades e institutos de educação e formação", esperando que se transforme num "símbolo do abraço entre Oriente e Ocidente, entre o Norte e o Sul".
Nos Emiratos vivem cerca de 900.000 cristãos, quase todos imigrantes. Acontecimento histórico no programa desta visita foi a celebração da Missa no estádio Zayed com a participação, dentro e fora do estádio, de 150.000 pessoas de 45 nacionalidades, incluindo 5.000 muçulmanos. Momento este de indescritível entusiasmo, de recolhimento e de profunda oração. Foi esta a primeira vez que um Papa visitou um país da Península Arábica, berço do Islão. Um passo importante para a paz e para a tolerância entre povos e religiões.
•••
CRER APESAR DE TUDO é título de um livro que reporta entrevista concedida por Joseph Moingt, um notável teólogo francês que aos 103 anos acaba de publicar mais um livro e que confessa que não será o último (!). Um teólogo que, estranhamente, ou talvez não, pouco circula entre nós. O livro tem como subtítulo: "conversas livres sobre o presente e o futuro do catolicismo".
Refiro este título a propósito do tsunami que se abateu sobre a Igreja Católica e que se avolumou, quando se deu espaço informativo a casos e/ou situações de pedofilia e/ou homossexualidade entre os clérigos.
Para cristãos de convicções alicerçadas numa fé pessoal e esclarecida, estes casos e/ou situações são seguramente dolorosos, merecedores de repulsa, mas não abalam as suas convicções. Para crentes de fé alicerçada sobre a areia, ou para anticlericais primários que andem, de dedo em riste, à procura de motivos para atacar a Igreja é a cereja sobre o bolo. Cavalgando a onda, um jornalista francês acaba de publicar um livro com informação documental, extensa e pormenorizada, sobre o tema, informação dolorosa a ter em conta, mesmo que a sua base científica tenha sido já posta em causa por jornalista do The New York Times. (vd Sete Margens, 27.02.19)
É minha convicção que estes casos, não exclusivos de clérigos, já que quase diariamente são trazidos à praça pública no seio da sociedade, sem valores sólidos, relativista, erotizada, hedonista, reclamam da parte dos responsáveis da Igreja uma abordagem pluridisciplinar. Trata-se de fenómenos que a par de tratamento jurídico, canónico e civil, reclamam também tratamento de especialistas nas ciências humanas: antropólogos, psiquiatras, psicólogos e sociólogos. Entre outros.
 
Arouca

Terça, 18 de Junho de 2019

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qua
T 20º
V 5 km/h
Qui
T 19º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Vai participar no programa "A História de um Convento" que decorre em Arouca de 12 a 21 de Julho?
 
 
A Frase...

"É fundamental organizar o espaço, pensar o palco da vida individual e comunitária"

Sérgio Costa, jovem arquitecto arouquense galardoado com prémio da Universidade do Porto, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 28 visitantes online