TEIXEIRA COELHO
 
Uma boa notícia, apesar de tudo!
 
OPINIÃO | Tratou-se de um acto público que não fez esquecer um compromisso já antigo com Arouca
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Há cerca de três meses, reuniram-se, numa empresa de Escariz, a Presidente da Câmara de Arouca, o Primeiro-ministro de Portugal, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, o Presidente das Infraestruturas e, como convidados, os três anteriores presidentes da autarquia arouquense.
Perante uma tão exuberante concentração de individualidades, com o correspondente peso de representatividade do povo, qualquer cidadão a par da história recente do concelho de Arouca concluiria: "Finalmente foi anunciada a conclusão da Variante!".
Mas não. Ali anunciava-se o lançamento da empreitada da construção da ligação rodoviária do Parque de Negócios de Escariz à autoestrada A32, no nó de Pigeiros. É verdade que estes quase oito quilómetros complementarão a tão ansiada Variante, quando ela vier a merecer o nome de uma ligação directa de Arouca ao litoral.
Ali se tratou de um acto público que não fez esquecer um compromisso já antigo com Arouca da parte do Governo.
É verdade que ali se reconhecia, justamente, o dinamismo dos empresários de Escariz que reclamavam outras condições de acesso rodoviário para as suas actividades. A obra que se anunciava, como referiu o Primeiro-ministro, apoiava e promovia "o desenvolvimento de uma zona industrial em crescimento pujante".
Mas a pompa e circunstância do evento não iludiu alguma frustração, se bem interpreto, evidente, nas palavras da Presidente da Câmara: "Espero que daqui a três anos estejamos novamente juntos a lançar a construção de mais um troço da Variante, desde a Ribeira /Mansores até Escariz...".
Não se deu ali o devido destaque à conclusão da Variante.
A pergunta brota espontânea: porque não foi possível alargar o Orçamento do Estado de modo que nele coubesse a construção da ligação da Ponte Ribeira a Escariz, substituindo o percurso perigoso, desgastante, incómodo e demorado para os utentes da 326? Pergunta que formulo no contexto de "ter acabado a austeridade", como nos quer o Governo fazer crer. Ou será que a "política das cativações" ditou a sua lei também aqui?
"Hoje é um dia muito feliz para Arouca e para todos os arouquenses", proclamou a Senhora Presidente na circunstância. Seria um dia muito mais feliz para todos, arouquenses incluídos, se ali se anunciasse a conclusão da Variante. Assim, partilhando embora do gáudio dos beneficiários imediatos da obra anunciada, continuamos à espera, "arredados da mesa do orçamento".
O Primeiro-ministro, no jeito que lhe é peculiar, aproveitando o ensejo, entendeu formular o desejo de voltar a Arouca nos próximos meses para inaugurar "a maior ponte pedonal suspensa do mundo, um dos projectos mais icónicos de promoção do Arouca Geopark", como a classifica a Presidente da Câmara de Arouca. Que venha e que se pronuncie sobre a conclusão do troço em falta no corpo da Variante.
É que nós por cá continuamos à espera da variante que, mal nascida de nascente para poente, entupiu, já lá vão dois lustros, passados 10 quilómetros... ela que vê agora a sua construção retalhada de poente para nascente.
Para lá de todas as considerações que se possam tecer acerca deste modo de programar e executar obra tão importante para o desenvolvimento de Arouca, salienta-se quanto o dinamismo das forças locais, e não apenas as empresariais, terão pesado nas decisões do poder central.
Para a execução da obra foi anunciado um prazo de 540 dias e um custo global de 26,4 milhões de euros. Não tardou, porém, a correcção desta informação. O prazo de execução foi alargado para 990 dias após a consignação, esta com data ainda não conhecida. Este alongamento do prazo gela algum do entusiasmo que despertou o anúncio e o aparato da cerimónia de lançamento da construção da obra referida.
A propósito: porque nos recusam uma informação genuína, esclarecedora e não, porventura, habilidosa?

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2019.01.17)
 
Arouca

Terça, 20 de Agosto de 2019

Actual
Temp: 27º
Vento: NE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 27º
V 2 km/h
Qui
T 30º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Arouca está bem representada nas listas de candidatos às Eleições Legislativas?
 
 
A Frase...

"A prevenção é decisiva no combate aos incêndios"

José Manuel Gonçalves, comandante dos BVA, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 23 visitantes online