CÁTIA CARDOSO
 
2018 em prémios
 
OPINIÃO | O segundo semestre do ano foi generoso com este concelho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Dezembro surge frequentemente acompanhado pela vontade de construir retrospectivas, sejam elas sobre a vida pessoal e social, sejam sobre a evolução de espaços como a nossa localidade ou o nosso país, ou sejam ainda sobre a evolução do mundo em constantes mudanças.
De todas as possibilidades, procurando fugir das habituais considerações político-sociais, estes Olhares (In)Constantes optaram por se debruçarem em algo que nem todos os concelhos do país se podem dar ao luxo, em algo que não faria sentido em qualquer jornal local, mas que, neste, por ser de Arouca, é possível.
Arouca é, na verdade, constantemente privilegiada. Desde as suas potencialidades naturais, às turísticas, às humanas. Em 2018, foi, por várias vezes, distinguida e premiada e é nesses reconhecimentos que nos vamos centrar, recordando-os.
O segundo semestre do ano foi generoso com este concelho. Aliás, quando julho começou já Arouca tinha sido distinguida com dois prémios Europeus, nos World Travel Awards. Os Passadiços do Paiva venceram como Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico (pelo terceiro ano consecutivo) e como Melhor Atração Turística de Aventura.
Na semana de maior agitação do município - a Feira das Colheitas - o Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal, atribuiu aos Passadiços a Medalha de Mérito Turístico "pelos serviços relevantes prestados ao turismo português".
Em meados de outubro, é o projeto Geofood que se destaca nos Nutrition and Food Awards, alcançando a 2º Menção Honrosa na categoria de educação alimentar, sendo que já em 2017 havia tido a mesma distinção, só que na categoria de sustentabilidade alimentar.
O ano estava a acabar, mas os prémios ainda pouco passavam de metade (em quantidade). Ao nono dia do mês de novembro, o percurso inserido nas margens do rio Paiva volta a destacar-se. O GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) distingue os Passadiços com o Prémio Guarda-Rios, considerando-os "uma verdadeira homenagem às águas bravas e à vida que este sistema proporciona".
Oito dias depois, a 16 de novembro, "Arouca é o Município do Ano", conforme noticia em letras grandes a comunicação social. A Universidade do Minho distinguiu o concelho pelo seu Geopark.
O ano, contudo, não termina sem que - e, mais uma vez, por causa dos Passadiços do Paiva - Arouca conquiste um prémio mundial. Logo no início do mês, os World Travel Awards distinguem, pela primeira vez, os Passadiços como Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo.
Essa era a distinção pela qual estes Olhares esperavam para escreverem esta crónica, pois acreditavam que, com duas nomeações mundiais, e tendo em conta todo o historial, havia fortes possibilidades de se alcançar pelo menos um dos prémios.
Em novembro de 2016, esta mesma coluna debruçava-se sobre Arouca estar na moda, questionando até quando a mesma duraria, se dali a meia dúzia de anos as pessoas ainda saberiam onde era esta localidade do distrito de Aveiro, que fica mais perto do Porto e que não é bem nem litoral nem interior. Dois anos passados, as pessoas ainda sabem, agora não só as portuguesas, não só as europeias.
Naturalmente, os Passadiços do Paiva protagonizam grande parte do reconhecimento do município e a verdade é que tudo indica que esta onda de prémios se prolongue depois da construção da nova ponte, já anunciada como a maior ponte pedonal suspensa do mundo. E depois da ponte aberta ao público é que vai ser uma aventura!
Arouca continua na moda, cada vez mais na moda. E os arouquenses continuam orgulhosos, cada vez mais orgulhosos. Embora, em sinceridade, já o fossem antes. E se os arouquenses continuarão a sê-lo com orgulho mesmo que, um dia, todos se voltem a esquecer de Arouca e os prémios sejam nulos? A resposta é óbvia: continuarão, sim! Continuaremos sim!
Venha então 2019, com ou sem prémios. Arouca não vai sair do sítio e, acima de tudo, continuará detentora de um vasto e belíssimo património natural, que deve continuar a ser protegido e potencializado.
 
Arouca

Terça, 20 de Agosto de 2019

Actual
Temp: 27º
Vento: NE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 27º
V 2 km/h
Qui
T 30º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Arouca está bem representada nas listas de candidatos às Eleições Legislativas?
 
 
A Frase...

"A prevenção é decisiva no combate aos incêndios"

José Manuel Gonçalves, comandante dos BVA, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online