JOSÉ CARLOS SILVA
 
Segunda oportunidade
 
OPINIÃO | Óptimo pretexto para se esquecer as querelas partidárias
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Foi aberto recentemente concurso público para a instalação de uma unidade de alojamento na ala sul do Mosteiro, e o prazo para entrega de propostas de 90 dias está já a contar.
O Mosteiro de Arouca é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, para valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões
do país.
Há catorze anos atrás, mais precisamente a 16 Setembro de 2004, ainda no consulado de Armando Zola à frente da autarquia, noticiava o RV que "Souto Moura vai gizar o projecto de recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca para alojamento. A CMA já tem luz verde do IPPAR e tudo se encaminha para que as obras se iniciem no próximo ano. A ideia é criar no Convento uma Hospedaria com capacidade para 30
quartos".
Quatro anos mais tarde, em 17 de Abril de 2008, já na presidência de Artur Neves, o RV chamava a título: "Hospedaria do Mosteiro em concurso público". O sub-título trazia mais pormenores, "Preço base é de cinco milhões de euros para exploração por cinquenta anos". O período de entrega de propostas esteve aberto de Março até 19 de Maio desse ano. O concurso ficou deserto!
Em plena campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas (2017), a candidatura da coligação PSD/CDS, em cerimónia de grande aparato cénico, apresentou um empresário da área turística que se prontificava a investir na criação de um hotel de luxo e de uma escola profissional do ramo no Mosteiro. Armando Ramos, do grupo "Hotéis Premium", disponibilizava-se a aplicar 9,8 milhões numa unidade hoteleira no Mosteiro de Arouca. Nas suas palavras, este investimento iria gerar cerca de 80 postos de trabalho directos e indirectos. "A ideia é instalar no Convento um hotel de charme de categoria superior. Em simultâneo, iremos desenvolver uma escola de formação para profissionais de excelência. Contamos ter cerca de 50 alunos por ano, entre portugueses e até estrangeiros. No seu projecto, respeitaremos a arquitectura original do edifício", afirmava Ramos.
Aqui está um óptimo pretexto para se esquecer as querelas partidárias e em conjunto, os actores políticos do concelho, lutarem pela concretização de uma aspiração que já tem mais de uma década.
Hoje, Arouca é cada vez mais um destino de excelência, procurado por vários agentes turísticos nacionais e internacionais.
O sector tem um peso crescente na economia local, por isso, há que potencializá-lo com qualidade e diversidade.
---
Nesta quadra natalícia que vamos viver nas próximas semanas, gostaria de desejar um Santo Natal e um Feliz Ano Novo a todos os leitores, colaboradores e anunciantes do RODA VIVA.

 
Arouca

Terça, 18 de Junho de 2019

Actual
Temp: 16º
Vento: SW a 6 km/h
Precip: 1.7 mm
Chuva
Qua
T 18º
V 3 km/h
Qui
T 20º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Vai participar no programa "A História de um Convento" que decorre em Arouca de 12 a 21 de Julho?
 
 
A Frase...

"É fundamental organizar o espaço, pensar o palco da vida individual e comunitária"

Sérgio Costa, jovem arquitecto arouquense galardoado com prémio da Universidade do Porto, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online