JOSÉ CARLOS SILVA
 
Mandato autárquico: ano I
 
OPINIÃO | Margarida Belém mantém níveis elevados de popularidade
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Passou no dia um de Outubro o primeiro ano das eleições autárquicas, cuja vitória pertenceu ao Partido Socialista, encabeçado por Margarida Belém.
Foi uma noite histórica para o município arouquense - pela primeira vez a autarquia iria ser liderada por uma mulher. Apesar de não ser uma novata nas lides autárquicas, a nova presidente assumiu um lugar que até há alguns anos atrás poucos acreditariam que uma mulher pudesse vir a ocupar. Mas a verdade é que Margarida Belém foi fazendo o seu caminho na vereação socialista, e chegada a sua hora, não
hesitou em avançar com um discurso determinado e apostada em continuar o trabalho dos seus dois antecessores, Artur Neves e Armando Zola.
Venceu a contenda eleitoral com a maioria dos votos. Constituiu uma equipa de vereadores experientes: manteve Albino Cardoso da anterior equipa de Neves e juntou os nomes de António Tavares e Fernanda Oliveira ao seu núcleo duro.
Em termos de balanço do primeiro ano de mandato, assistimos à continuidade de muitos dos projectos que já vinham do mandato anterior, alguns dos quais liderados já por Belém. A aposta no turismo continua a ser a marca de água da autarquia socialista, onde a futura ponte suspensa pedonal no rio Paiva será o novo trunfo para os próximos anos.
As vias de comunicação, nomeadamente a conclusão da Variante, continua na ordem do dia com a recente assinatura do lançamento da empreitada de ligação de Escariz à A32, cerimónia presidida pelo primeiro-ministro António Costa na última quinta-feira. Um passo importante, que muitos teimavam em não acreditar, dado o longo historial de avanços e recuos nesta matéria. Para a obra ficar completa, falta ainda o troço mais importante para a maioria dos arouquenses: a ligação da Ribeira (Tropeço) a Escariz. Mas agora vamos saborear esta importante conquista!
Outra das imagens de marca da presidente é sem dúvida a sua presença assídua na esmagadora maioria dos eventos que se desenrolam um pouco por todo o município. Essa foi uma das estratégias utilizadas por Artur Neves nos dois primeiros mandatos com bons resultado eleitorais. Belém mantém essa estratégia de proximidade e de disponibilidade, alcançando com essa postura níveis elevados de popularidade junto do eleitorado que lhe será, certamente, favorável aquando das eleições de 2021.
Quanto à oposição, e apesar de PSD e CDS terem concorrido em coligação, pouco tempo depois das eleições cada partido seguiu o seu próprio caminho. O PSD, com dois vereadores, Fernando Mendes e Vítor Carvalho, têm procurado trazer para discussão vários temas, apresentado propostas e alternativas nas reuniões camarárias. E será de toda a justiça salientar o papel de Vítor Carvalho, que está a fazer a sua primeira incursão no mundo político local e tem-se revelado uma agradável surpresa. Aliás, o PSD tem apostado num conjunto de jovens valores que têm feito o trabalho de casa, apresentando propostas quantificadas e ideias. Não se limitou apenas à verborreia política que tem marcado o discurso político do partido nos últimos anos, quase sempre com os mesmos protagonistas de primeira linha, e já com um assinalável histórico de sucessivas derrotas eleitorais autárquicas...
Relativamente ao CDS, a vereadora Sandra Melo esteve algo apagada neste primeiro ano de mandato, apesar das elevadas expectativas que o seu currículo profissional projectava. Mas ainda estamos em início de mandato e os centristas vão querer mostrar serviço ao eleitorado, para assim poderem ambicionar um aumento do seu pecúlio eleitoral nas próximas eleições autárquicas.
•••
Uma palavra final para a edição deste ano da Feira das Colheitas, que se situou num nível de grande qualidade, deixando todos os arouquenses orgulhosos da sua festa e da sua terra. Foram muitos milhares de forasteiros que visitaram Arouca no último fim de semana de Setembro.
Parabéns à organização do certame, que elevou a fasquia para um patamar muito elevado, aumentando assim a responsabilidade para a edição do próximo ano!
 
Arouca

Domingo, 18 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 14º
Vento: ESE a 6 km/h
Precip: 0.4 mm
Chuva
Seg
T 14º
V 0 km/h
Ter
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que balanço faz do trabalho da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia no mandato que está prestes a finalizar?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 28 visitantes online