MAFALDA FERNANDES
 
A circunstância
 
OPINIÃO | Um momento histórico num país raramente é o que parece
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O pensador Ortega e Gasset disse: "Eu sou eu e a minha circunstância".
O conhecimento cabal do ser humano é uma coisa quase impossível por causa da circunstância que afecta a pessoa. Tirar conclusões acerca de alguém é fácil, se abstrairmos da circunstância que a condiciona e que tem que ver com muita e variada ciência, mas, em termos mais práticos que as humanidades, é o sector da justiça que mais apelo faz à circunstância no acto de julgar as pessoas que erram.
O pensamento do filósofo aplica-se também aos países, às nações. Uma nação é o que é e a sua circunstância. E aí as coisas complicam-se muito, na medida em que um dado momento histórico, num determinado país, raramente é o que parece. O que não se vê e não salta à vista e que é a circunstância, em 80 por cento da população, incluindo letrados, desconhece-se. Neste caso, a circunstância é a história, não a partir de determinados pontos de vista, que a falseiam, mas a partir de uma intenção de rigor e verdade na análise dos dados e dos factos históricos.
Depois, há o momento histórico. A cada momento histórico corresponde um tempo e uma determinada mentalidade. E até determinados objectivos. E isso torna a análise do facto histórico extremamente complexa e avessa à mediocridade dos pontos de vista.
No caso português, sabe-se que a guerra é sinónimo de sub-desenvolvimento. Mas este sub-desenvolvimento andou sempre associado a um clima de paz e é num clima de paz que se levam a efeito as acções de valor. É por isso que se faz recorrência ao "antigamente", como um tempo exemplar.
E esta recorrência fazem-na brancos e negros, até porque foram os negros quem mais sentiu na pele os efeitos da guerra prolongada. Que não haja dúvida, é o objectivo histórico de muito boa gente.
 
Arouca

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Actual
Temp: 3º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 16º
V 6 km/h
Sex
T 17º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com novas plantações de eucaliptos no concelho de Arouca?
 
 
A Frase...

"O voto nas Assembleia Municipais obedece aos meus fregueses, e não ao partido"

Hélio Soares, autarca de Santa Eulália, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online