JOSÉ CARLOS SILVA
 
Mais uma promessa ou finalmente realidade?
 
OPINIÃO | As pessoas estão como São Tomé, “ver para crer”
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em véspera da rentrée do Partido Socialista que este ano teve lugar na localidade minhota de Caminha, o primeiro-ministro, em trajes desportivos, fez uma incursão por Arouca onde teve oportunidade de percorrer os Passadiços do Paiva, acompanhado pela presidente da edilidade arouquense, Margarida Belém.
A meio do trajecto, na praia fluvial do Vau, António Costa deu uma conferência de imprensa onde abordou vários temas da actualidade nacional. Mas, e porque estava em solo arouquense, voltou a prometer os sete quilómetros necessários para ligar Escariz à A32. Afirma agora que vai ser lançado a concurso público até ao final do ano, num investimento de 29 milhões de euros.
Promessa idêntica tinha sido já feita no Entroncamento a 7 de Fevereiro de 2017, numa cerimónia que aqui já fizemos referência neste espaço.
No mesmo dia (24 de Agosto) em que o primeiro-ministro anunciou esta empreitada, choveram nas redes sociais inúmeras críticas e piadas por parte de arouquenses que se sentem enganados e cansados pelas sucessivas promessas infundadas dos diversos governantes, ao longo dos últimos anos, sobre esta delicada matéria.
Por isso, se a intenção de António Costa com mais este anúncio era provocar satisfação e o júbilo junto da comunidade arouquense, o tiro saiu-lhe ao lado, porque a "desconfiança" e "descrédito" são as palavras que melhor definem o estado de espírito do povo de Arouca relativamente à conclusão
da Variante. Neste momento as pessoas estão como São Tomé, "ver para crer", ou seja, só quando as máquinas começarem a trabalhar, aí sim, aparece o regozijo, apesar do troço principal, entre Ribeira (Tropeço) e Escariz, ficar adiado para as calendas gregas.
• • •
Setembro é o mês do início novo ano escolar. A agitação já se sente nos espaços comerciais com a compra do material escolar para mais um ano de trabalho e de convívio entre pares.
A data limite para o início do novo ano lectivo é o dia 17 de Setembro e em Arouca os dois Agrupamentos (Arouca e Escariz) estão prontos para receber os novos inquilinos do pré-escolar e os restantes até ao 12º ano. A expectativa e entusiasmo são as palavras que melhor caracterizam o estado de espírito dos alunos no início de mais um ano lectivo. Trazem sonhos que esperam poder concretizar ao longo de mais uma etapa da sua formação escolar e de cidadania.
A antiga escola EB2,3 de Arouca entrou em obras de requalificação, e espera-se que as novas benfeitorias que ali se vão operar tragam mais funcionalidades e conforto a toda a comunidade escolar. Até lá, pede-se paciência aos alunos, professores e funcionário pelo transtorno causado pelas obras. Mas no final valerá a pena.
Nesta edição, ouvimos os dois responsáveis máximos pela educação em Arouca - Adília Cruz (Arouca) e Vitor Venceslau (Escariz), sobre as perspectivas do novo ano escolar.
• • •
No fim do mês, decorrerá mais uma edição (74º) da Feira das Colheitas. Um certame que diz muito a todos os arouquenses, porque a Feira das Colheitas traz à memória colectiva de todos os seus concidadãos o lado mais genuíno de ser arouquense. A ligação à terra e à lavoura estão bem
presentes no espírito e tradição da comunidade.
A festa soube actualizar-se aos novos tempos, mas a matriz rural está sempre presente. Vamos viver com alegria e bairrismo o último fim de semana de Setembro, período no qual o município de Arouca recebe milhares de visitantes. Última palavra para o bonito cartaz gráfico do certame apresentado para a edição deste ano.

(texto inserido na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.09.13)

 
Arouca

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Actual
Temp: 3º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Qui
T 16º
V 6 km/h
Sex
T 17º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com novas plantações de eucaliptos no concelho de Arouca?
 
 
A Frase...

"O voto nas Assembleia Municipais obedece aos meus fregueses, e não ao partido"

Hélio Soares, autarca de Santa Eulália, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online