JOSÉ CARLOS SILVA
 
Mais uma promessa ou finalmente realidade?
 
OPINIÃO | As pessoas estão como São Tomé, “ver para crer”
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em véspera da rentrée do Partido Socialista que este ano teve lugar na localidade minhota de Caminha, o primeiro-ministro, em trajes desportivos, fez uma incursão por Arouca onde teve oportunidade de percorrer os Passadiços do Paiva, acompanhado pela presidente da edilidade arouquense, Margarida Belém.
A meio do trajecto, na praia fluvial do Vau, António Costa deu uma conferência de imprensa onde abordou vários temas da actualidade nacional. Mas, e porque estava em solo arouquense, voltou a prometer os sete quilómetros necessários para ligar Escariz à A32. Afirma agora que vai ser lançado a concurso público até ao final do ano, num investimento de 29 milhões de euros.
Promessa idêntica tinha sido já feita no Entroncamento a 7 de Fevereiro de 2017, numa cerimónia que aqui já fizemos referência neste espaço.
No mesmo dia (24 de Agosto) em que o primeiro-ministro anunciou esta empreitada, choveram nas redes sociais inúmeras críticas e piadas por parte de arouquenses que se sentem enganados e cansados pelas sucessivas promessas infundadas dos diversos governantes, ao longo dos últimos anos, sobre esta delicada matéria.
Por isso, se a intenção de António Costa com mais este anúncio era provocar satisfação e o júbilo junto da comunidade arouquense, o tiro saiu-lhe ao lado, porque a "desconfiança" e "descrédito" são as palavras que melhor definem o estado de espírito do povo de Arouca relativamente à conclusão
da Variante. Neste momento as pessoas estão como São Tomé, "ver para crer", ou seja, só quando as máquinas começarem a trabalhar, aí sim, aparece o regozijo, apesar do troço principal, entre Ribeira (Tropeço) e Escariz, ficar adiado para as calendas gregas.
• • •
Setembro é o mês do início novo ano escolar. A agitação já se sente nos espaços comerciais com a compra do material escolar para mais um ano de trabalho e de convívio entre pares.
A data limite para o início do novo ano lectivo é o dia 17 de Setembro e em Arouca os dois Agrupamentos (Arouca e Escariz) estão prontos para receber os novos inquilinos do pré-escolar e os restantes até ao 12º ano. A expectativa e entusiasmo são as palavras que melhor caracterizam o estado de espírito dos alunos no início de mais um ano lectivo. Trazem sonhos que esperam poder concretizar ao longo de mais uma etapa da sua formação escolar e de cidadania.
A antiga escola EB2,3 de Arouca entrou em obras de requalificação, e espera-se que as novas benfeitorias que ali se vão operar tragam mais funcionalidades e conforto a toda a comunidade escolar. Até lá, pede-se paciência aos alunos, professores e funcionário pelo transtorno causado pelas obras. Mas no final valerá a pena.
Nesta edição, ouvimos os dois responsáveis máximos pela educação em Arouca - Adília Cruz (Arouca) e Vitor Venceslau (Escariz), sobre as perspectivas do novo ano escolar.
• • •
No fim do mês, decorrerá mais uma edição (74º) da Feira das Colheitas. Um certame que diz muito a todos os arouquenses, porque a Feira das Colheitas traz à memória colectiva de todos os seus concidadãos o lado mais genuíno de ser arouquense. A ligação à terra e à lavoura estão bem
presentes no espírito e tradição da comunidade.
A festa soube actualizar-se aos novos tempos, mas a matriz rural está sempre presente. Vamos viver com alegria e bairrismo o último fim de semana de Setembro, período no qual o município de Arouca recebe milhares de visitantes. Última palavra para o bonito cartaz gráfico do certame apresentado para a edição deste ano.

(texto inserido na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.09.13)

 
Arouca

Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: W a 5 km/h
Precip: 1.6 mm
Chuva
Seg
T 10º
V 3 km/h
Ter
T 9º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online