ARMANDO ZOLA
 
Arouca, município do 'interior' profundo
 
OPINIÃO | Passou mais de ano e meio sobre a publicação dessa Resolução e dela pouco ou nada se vislumbra
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca continua a ser um município do "interior". Não pela sua localização geográfica. Se se tivesse em conta apenas essa localização, Arouca era, em grande parte da sua extensão, um município do litoral: a parte poente do concelho situa-se, em linha recta, a cerca de 20 Kms da costa marítima e a própria vila de Arouca a menos de 40 Kms. Todavia, pelo seu estádio de desenvolvimento e pelos seus índices de envelhecimento e perda de população, o Município, no seu todo, foi qualificado, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 72/2016, de 24 de Novembro, como território do "Interior". O único do Entre Douro e Vouga, o único da Área Metropolitana do Porto, o único, em parceria com Sever do Vouga, de todo o Distrito de Aveiro.
A mesma Resolução do Conselho de Ministros definiu uma série muito numerosa de medidas (164) a concretizar no curto prazo, no âmbito do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), visando o desenvolvimento do "Interior" e a sua aproximação aos territórios mais desenvolvidos do País.
Passou mais de ano e meio sobre a publicação dessa Resolução e dela, em Arouca, pouco ou nada se vislumbra e, do pouco que se admite possa vislumbrar-se, talvez seja mais, como já alertei neste espaço, para piorar e destruir do que para melhorar e desenvolver.
Uma dessas 164 medidas consiste em "identificar nos territórios do interior os investimentos rodoviários, pontuais e de proximidade, a realizar nestas regiões, que possam contribuir para a melhoria das condições de vida e para a atratividade económica destes territórios."
Em Arouca, não está só claramente identificado um investimento desse tipo, como está também, desde há muitos anos, iniciado e concluído na sua 1ª fase. Vão decorridos mais de 12 anos de caminhos sinuosos, por vezes erráticos, para alcançar o início da 2ª fase, mas esta continua a ser miragem a que a dita Resolução não parece ter dado qualquer alento. Arouca terá de continuar a serpentear esses pouco mais de 20 Kms que a separam da linha da costa pelos percursos, em grande parte, apertados e cheios de curvas - sofríveis naquele tempo - que Salazar deixou!
É certo que Arouca, ao longo dos anos, de modo mais sensível nos últimos, tem dado para o exterior uma boa imagem de si. Mas isso só, tenho-o dito muitas vezes, não basta, apesar dos proveitos sectoriais que traz. É bom que Arouca continue a melhorar e a projectar a sua boa imagem. Mas isso só, repito, não impede que definhe, envelheça e se despovoe. Arouca é, no litoral, território "interior". É preciso que, firme, claro e bom som, isso se faça ouvir, por ser justo e devido - os fundos da União Europeia vêm por causa das desigualdades e para as atenuar, não para as agravar - no Entre Douro e Vouga, na Área Metropolitana do Porto, na CCDRN, junto da Administração Central, para que, através de medidas concretas e urgentes de discriminação positiva, se cumpram as gastas promessas de coesão territorial, de novo reafirmadas na Portaria nº 208/2017, de 13 de Julho, e as "piedosas" intenções acabadas de plasmar no Relatório Final do recém-criado Movimento Pelo Interior. Arouca tem de continuar a desenvolver-se, de modo sustentável, dentro, e não apenas esperar viver com o que, de fora, em cada fim de semana, lhe possa chegar. Só assim, Arouca, junto ao litoral, poderá deixar de ser "interior".
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 5º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sáb
T 12º
V 6 km/h
Dom
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 52 visitantes online