ARMANDO ZOLA
 
Arouca, município do 'interior' profundo
 
OPINIÃO | Passou mais de ano e meio sobre a publicação dessa Resolução e dela pouco ou nada se vislumbra
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca continua a ser um município do "interior". Não pela sua localização geográfica. Se se tivesse em conta apenas essa localização, Arouca era, em grande parte da sua extensão, um município do litoral: a parte poente do concelho situa-se, em linha recta, a cerca de 20 Kms da costa marítima e a própria vila de Arouca a menos de 40 Kms. Todavia, pelo seu estádio de desenvolvimento e pelos seus índices de envelhecimento e perda de população, o Município, no seu todo, foi qualificado, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 72/2016, de 24 de Novembro, como território do "Interior". O único do Entre Douro e Vouga, o único da Área Metropolitana do Porto, o único, em parceria com Sever do Vouga, de todo o Distrito de Aveiro.
A mesma Resolução do Conselho de Ministros definiu uma série muito numerosa de medidas (164) a concretizar no curto prazo, no âmbito do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), visando o desenvolvimento do "Interior" e a sua aproximação aos territórios mais desenvolvidos do País.
Passou mais de ano e meio sobre a publicação dessa Resolução e dela, em Arouca, pouco ou nada se vislumbra e, do pouco que se admite possa vislumbrar-se, talvez seja mais, como já alertei neste espaço, para piorar e destruir do que para melhorar e desenvolver.
Uma dessas 164 medidas consiste em "identificar nos territórios do interior os investimentos rodoviários, pontuais e de proximidade, a realizar nestas regiões, que possam contribuir para a melhoria das condições de vida e para a atratividade económica destes territórios."
Em Arouca, não está só claramente identificado um investimento desse tipo, como está também, desde há muitos anos, iniciado e concluído na sua 1ª fase. Vão decorridos mais de 12 anos de caminhos sinuosos, por vezes erráticos, para alcançar o início da 2ª fase, mas esta continua a ser miragem a que a dita Resolução não parece ter dado qualquer alento. Arouca terá de continuar a serpentear esses pouco mais de 20 Kms que a separam da linha da costa pelos percursos, em grande parte, apertados e cheios de curvas - sofríveis naquele tempo - que Salazar deixou!
É certo que Arouca, ao longo dos anos, de modo mais sensível nos últimos, tem dado para o exterior uma boa imagem de si. Mas isso só, tenho-o dito muitas vezes, não basta, apesar dos proveitos sectoriais que traz. É bom que Arouca continue a melhorar e a projectar a sua boa imagem. Mas isso só, repito, não impede que definhe, envelheça e se despovoe. Arouca é, no litoral, território "interior". É preciso que, firme, claro e bom som, isso se faça ouvir, por ser justo e devido - os fundos da União Europeia vêm por causa das desigualdades e para as atenuar, não para as agravar - no Entre Douro e Vouga, na Área Metropolitana do Porto, na CCDRN, junto da Administração Central, para que, através de medidas concretas e urgentes de discriminação positiva, se cumpram as gastas promessas de coesão territorial, de novo reafirmadas na Portaria nº 208/2017, de 13 de Julho, e as "piedosas" intenções acabadas de plasmar no Relatório Final do recém-criado Movimento Pelo Interior. Arouca tem de continuar a desenvolver-se, de modo sustentável, dentro, e não apenas esperar viver com o que, de fora, em cada fim de semana, lhe possa chegar. Só assim, Arouca, junto ao litoral, poderá deixar de ser "interior".
 
Arouca

Quarta, 18 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: SW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 21º
V 3 km/h
Sex
T 22º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 47 visitantes online