PEDRO VIEIRA
 
Reconhecimento merecido
 
OPINIÃO | Teve origem a partir do oratório festivo criado em 1962
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Foi com muito agrado que recebi a noticia de que o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, foi reconhecido como associação de utilidade pública. Distinção que há muito era esperada pelos membros da direção e por todos aqueles que acompanham de perto o trabalho desta associação.
A declaração de associação de utilidade pública atribuída ao CJS obedece a determinados requisitos que a entidade a reconhecer deve preencher. Tal como consta do Despacho n. 3782/2018, da Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, publicado no Diário da República, 2.ª Série, de 16 de abril, o CJS vem desenvolvendo, desde 1981, relevantes atividades essencialmente no âmbito do desporto, da cultura e da formação social.
A atual associação do Centro Juvenil Salesiano teve origem a partir do oratório festivo criado em 1962, pelos responsáveis da congregação salesiana, que em 1974 chegou a Arouca para criar o Colégio Salesiano. Esse oratório festivo, para ocupação formativa dos tempos livres dos jovens de Arouca, sobretudo aos sábados e domingos, reunia muitas crianças e jovens com atividades desportivas e recreativas. Mais tarde, passa a designar-se Centro Juvenil Salesiano de Arouca tendo sido oficializado em 1981 como associação cultural e recreativa.
O desporto sempre teve uma grande importância nas atividades do CJS mas também se notabilizou noutras áreas, como as sessões de cinema e os espetáculos de teatro e de variedades, que eram desenvolvidos no salão de festas dos salesianos. Mas também a ação social fazia parte das preocupações desta instituição.
Recentemente passou a ocupar o espaço da Escola de Trânsito no parque do Milénio, fazendo desse espaço a sua nova sede.
Nos últimos anos tem desenvolvido a sua atividade nos setores desportivo e cultural, de uma forma notável. Tem a funcionar uma escola de futebol com 121 jogadores, orientados por vários treinadores e diretores.
Mas para além do futebol, o CJS tem alargado a sua atividade desportiva a outras modalidades, tais como a natação de competição, o ténis, BTT, atletismo, basquetebol e voleibol. O número de atletas distribuídos pelas diferentes modalidades é, atualmente, de cerca de 413, o que diz muito da importância que o CJS assume na vertente desportiva em Arouca.
Mas para além da atividade desportiva, o CJS também se dedica a outras atividades relevantes, como o setor cultural, formativo e social, em colaboração com outras entidades. De destacar o movimento MJS e a atividade que também vem realizando.
Esta distinção atribuída ao CJS é o resultado do trabalho que ao longo dos últimos anos vem sendo desenvolvido pelas mais diversas pessoas.
Todas elas estão de parabéns, sobretudo os atuais dirigentes, mas também todos aqueles que se dedicam a este projeto de forma totalmente empenhada, como são exemplo disso os treinadores, os diretores, os pais e demais colaboradores. Não se pode esquecer, por outro lado, dos que no passado contribuíram para manter a associação viva e dedicada à população nas mais variadas áreas, também eles merecem este reconhecimento.
Fui convidado, há uns três anos atrás, talvez, para conhecer de perto a instituição. Não conhecia o trabalho que estava a ser desenvolvido e na altura fiquei muito surpreendido com a qualidade do trabalho que estava a ser posto em prática e com o empenho das pessoas envolvidas. Não poderia deixar de assinalar este facto e de prestar publicamente o meu reconhecimento a esta associação e a todos os envolvidos pelo excelente trabalho que têm desenvolvido em prol de Arouca, nas mais variadas modalidades. Talvez agora a autarquia tenha mais um argumento para disponibilizar os meios, quer materiais, quer financeiros, de que tanto necessita o CJS e possa atribuir os subsídios equivalentes ao estatuto que agora têm, em função do serviço que prestam à comunidade, nas diferentes áreas, diferenciando quem mais merece, pelo que dá à população e pelo que contribui para o desenvolvimento da região.
 
Arouca

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 28º
V 5 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 55 visitantes online