JOSÉ CARLOS SILVA
 
Incêndios, Utilidade Pública e FCA
 
OPINIÃO | De Alvarenga a São Miguel do Mato há um rasto de destruição deixado pelos fogos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Estamos em pleno mês de Maio e com ele a chegada do calor. As temperatura vão continuar a subir durante os próximos tempos e entraremos nos meses críticos do Verão, e com eles, virão, inevitavelmente, os incêndios. Aliás, os fogos florestais já fazem parte da agenda mediática e da "indústria" que lhes está associada.
O ano passado foi particularmente trágico, foram ceifadas várias dezenas de vidas, e uma extensa área de floresta e um considerável número de habitações foram consumidas pela fúria descontrolada das chamas na zona centro do país.
Arouca, concelho com uma grande componente florestal e de baixa densidade populacional, também foi fortemente penalizada nos dois últimos anos pelos incêndios. Basta percorrer o concelho, desde a freguesia de Alvarenga até São Miguel do Mato, para se ter uma ideia do rasto de destruição deixado pela força avassaladora dos fogos no nosso território. O cenário é profundamente desolador!
A situação vivida em Arouca foi de tal gravidade e dimensão que o antigo presidente do município, Artur Neves, foi convidado pelo primeiro-ministro para exercer o cargo de Secretário e Estado da Protecção Civil...
Esperamos que a nova época estival que se aproxima a passos largos não seja marcada por novos e trágicos incêndios, e para que tal não aconteça, é imperioso que o trabalho de casa dos diversos intervenientes tenha sido feito com o rigor e profissionalismo que se exige numa área tão sensível como é o caso da protecção civil. Vamos acreditar que sim.
• • •
No dia 3 de Abril, o Centro Juvenil Salesiano de Arouca (CJSA) recebeu a notícia que há muito almejava - tornou-se uma instituição de utilidade pública. Depois de um longo e árduo processo, finalmente chegou a luz verde!
O despacho que consagra o novo estatuto ao CJSA é da competência do Gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Diz aquele documento que o "Centro Juvenil Salesiano de Arouca vem desenvolvendo desde 06/02/81 relevantes actividades essencialmente no âmbito do desporto, da cultura e da formação social". Ainda segundo o despacho, "a Câmara Municipal de Arouca atribui-lhe um papel relevante na memória colectiva e como factor de coesão social e de consolidaçãoda cidadania".
Justo e merecido. Parabéns ao CJSA!
• • •
Terminou mais uma época futebolística para o mais emblemático clube do município- o Futebol Clube de Arouca.
Depois da queda abrupta na temporada passada à segunda liga, o clube apostou forte no regresso ao patamar mais alto do futebol português. Com um início de época frustrante, a equipa recompôs-se e chegou a estar por uma ‘unha negra' o seu regresso ao convívio dos grandes, tendo claudicado na última etapa da prova.
Uma palavra de apreço para o presidente do clube, Carlos Pinho, pela coragem e persistência em colocar o seu clube do coração junto da elite do futebol português. A época 2018/2019 está ai à porta.

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.05.17)
 
Arouca

Segunda, 16 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Ter
T 24º
V 2 km/h
Qua
T 21º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online