JOSÉ CARLOS SILVA
 
Incêndios, Utilidade Pública e FCA
 
OPINIÃO | De Alvarenga a São Miguel do Mato há um rasto de destruição deixado pelos fogos
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Estamos em pleno mês de Maio e com ele a chegada do calor. As temperatura vão continuar a subir durante os próximos tempos e entraremos nos meses críticos do Verão, e com eles, virão, inevitavelmente, os incêndios. Aliás, os fogos florestais já fazem parte da agenda mediática e da "indústria" que lhes está associada.
O ano passado foi particularmente trágico, foram ceifadas várias dezenas de vidas, e uma extensa área de floresta e um considerável número de habitações foram consumidas pela fúria descontrolada das chamas na zona centro do país.
Arouca, concelho com uma grande componente florestal e de baixa densidade populacional, também foi fortemente penalizada nos dois últimos anos pelos incêndios. Basta percorrer o concelho, desde a freguesia de Alvarenga até São Miguel do Mato, para se ter uma ideia do rasto de destruição deixado pela força avassaladora dos fogos no nosso território. O cenário é profundamente desolador!
A situação vivida em Arouca foi de tal gravidade e dimensão que o antigo presidente do município, Artur Neves, foi convidado pelo primeiro-ministro para exercer o cargo de Secretário e Estado da Protecção Civil...
Esperamos que a nova época estival que se aproxima a passos largos não seja marcada por novos e trágicos incêndios, e para que tal não aconteça, é imperioso que o trabalho de casa dos diversos intervenientes tenha sido feito com o rigor e profissionalismo que se exige numa área tão sensível como é o caso da protecção civil. Vamos acreditar que sim.
• • •
No dia 3 de Abril, o Centro Juvenil Salesiano de Arouca (CJSA) recebeu a notícia que há muito almejava - tornou-se uma instituição de utilidade pública. Depois de um longo e árduo processo, finalmente chegou a luz verde!
O despacho que consagra o novo estatuto ao CJSA é da competência do Gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Diz aquele documento que o "Centro Juvenil Salesiano de Arouca vem desenvolvendo desde 06/02/81 relevantes actividades essencialmente no âmbito do desporto, da cultura e da formação social". Ainda segundo o despacho, "a Câmara Municipal de Arouca atribui-lhe um papel relevante na memória colectiva e como factor de coesão social e de consolidaçãoda cidadania".
Justo e merecido. Parabéns ao CJSA!
• • •
Terminou mais uma época futebolística para o mais emblemático clube do município- o Futebol Clube de Arouca.
Depois da queda abrupta na temporada passada à segunda liga, o clube apostou forte no regresso ao patamar mais alto do futebol português. Com um início de época frustrante, a equipa recompôs-se e chegou a estar por uma ‘unha negra' o seu regresso ao convívio dos grandes, tendo claudicado na última etapa da prova.
Uma palavra de apreço para o presidente do clube, Carlos Pinho, pela coragem e persistência em colocar o seu clube do coração junto da elite do futebol português. A época 2018/2019 está ai à porta.

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2018.05.17)
 
Arouca

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 28º
V 5 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 54 visitantes online