MAFALDA FERNANDES
 
As flores da Semana Santa
 
OPINIÃO | Noutros tempos apareciam mulheres a vender violetas
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Semana Santa é o período de tempo da Quaresma em que mais concretamente se reflete sobre a Paixão e a morte em crucifixo de Jesus Cristo. Pelas paróquias, desde tempos imemoriais, sucedem-se as cerimónias que encontram o seu ponto alto na quinta-feira antes do dia da Ressurreição que é o dia de Páscoa e em que se celebra a instituição da Eucaristia pelo Senhor, junto dos doze apóstolos, cena vulgarmente intitulada a Última Ceia e que Leonardo da Vinci imortalizou em tela, a sexta-feira que repõe a amargura causada pela condenação e Crucificação de Cristo e o sábado de Aleluia.
Não se sabe dar explicação ao facto, mas a natureza engalana-se de flores pequeninas, seja a Páscoa em data mais alta ou mais tardia. Esteja o tempo que estiver, chuvoso ou seco, porque, a maior parte das vezes, é chuvoso, rebrilham os amores perfeitos, os miosótis, as campainhas, as violetas, etc. E, noutros tempos, apareciam nas cidades mulheres a vender ramos de violetas. Estas eram violetas graúdas, maiores um pouco que as rústicas que enfeitam os arredores das veredas, dos campos e dos caminhos para as igrejas. E pelos hortos e floristas vendem-se as prímulas de cores variadas em vasos pequenos para plantar ou servir de oferta às madrinhas no Domingos de Ramos.
O interesse pelas flores é milenar. E há mesmo quem lhes dedique trabalhos bibliográficos indicando o seu nome vulgar, a designação científica e a família das espécies a que pertencem.
Para concretizar, a prímula floresce na Primavera, designa-se a prímula veris e pertence à família das Primuláceas, o dente de leão também floresce na primavera, é o faraxacum officinale e pertence à família das Asteráceas, a orquidía é o cypripedium calceolus e pertence à família das Orquidáceas, a violeta é a violeta adorata e pertence à família das Violáceas, o miosótis ou não me esqueças é o myosotis arvensis e pertence à família Boragináceas, a campainha é a convallaria majalis e pertence à família das Asparagáceas, o amor perfeito é a viola tricolor e pertence à família das Violáceas, etc, etc.
Estes maravilhosos trabalhos bibliográficos são acompanhados de desenhos e não deixam de constituir uma preciosidade. A obra que nos informa é da autoria de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Techouxriel.
É aconselhável perpassar logo de manhãzinha por um jardim florido. Eleva-se a alma e os pensamentos que nos ocorrem, contemplando as suas cores, sentindo a essência dos seus aromas, não pode deixar de constituir uma verdadeira prece matinal.
 
Arouca

Quinta, 18 de Outubro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: ENE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 20º
V 5 km/h
Sáb
T 20º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Qual dos vereadores da oposição mais se destacou no primeiro ano de mandato?
 
 
A Frase...

"O orçamento para esta época ronda os 50 mil euros"

Júlio Moreira, presidente da UD Mansores, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 47 visitantes online