MAFALDA FERNANDES
 
As flores da Semana Santa
 
OPINIÃO | Noutros tempos apareciam mulheres a vender violetas
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Semana Santa é o período de tempo da Quaresma em que mais concretamente se reflete sobre a Paixão e a morte em crucifixo de Jesus Cristo. Pelas paróquias, desde tempos imemoriais, sucedem-se as cerimónias que encontram o seu ponto alto na quinta-feira antes do dia da Ressurreição que é o dia de Páscoa e em que se celebra a instituição da Eucaristia pelo Senhor, junto dos doze apóstolos, cena vulgarmente intitulada a Última Ceia e que Leonardo da Vinci imortalizou em tela, a sexta-feira que repõe a amargura causada pela condenação e Crucificação de Cristo e o sábado de Aleluia.
Não se sabe dar explicação ao facto, mas a natureza engalana-se de flores pequeninas, seja a Páscoa em data mais alta ou mais tardia. Esteja o tempo que estiver, chuvoso ou seco, porque, a maior parte das vezes, é chuvoso, rebrilham os amores perfeitos, os miosótis, as campainhas, as violetas, etc. E, noutros tempos, apareciam nas cidades mulheres a vender ramos de violetas. Estas eram violetas graúdas, maiores um pouco que as rústicas que enfeitam os arredores das veredas, dos campos e dos caminhos para as igrejas. E pelos hortos e floristas vendem-se as prímulas de cores variadas em vasos pequenos para plantar ou servir de oferta às madrinhas no Domingos de Ramos.
O interesse pelas flores é milenar. E há mesmo quem lhes dedique trabalhos bibliográficos indicando o seu nome vulgar, a designação científica e a família das espécies a que pertencem.
Para concretizar, a prímula floresce na Primavera, designa-se a prímula veris e pertence à família das Primuláceas, o dente de leão também floresce na primavera, é o faraxacum officinale e pertence à família das Asteráceas, a orquidía é o cypripedium calceolus e pertence à família das Orquidáceas, a violeta é a violeta adorata e pertence à família das Violáceas, o miosótis ou não me esqueças é o myosotis arvensis e pertence à família Boragináceas, a campainha é a convallaria majalis e pertence à família das Asparagáceas, o amor perfeito é a viola tricolor e pertence à família das Violáceas, etc, etc.
Estes maravilhosos trabalhos bibliográficos são acompanhados de desenhos e não deixam de constituir uma preciosidade. A obra que nos informa é da autoria de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Techouxriel.
É aconselhável perpassar logo de manhãzinha por um jardim florido. Eleva-se a alma e os pensamentos que nos ocorrem, contemplando as suas cores, sentindo a essência dos seus aromas, não pode deixar de constituir uma verdadeira prece matinal.
 
Arouca

Quinta, 24 de Maio de 2018

Actual
Temp: 15º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Sex
T 17º
V 2 km/h
Sáb
T 18º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A futura ponte pedonal suspensa dos Passadiços vai ser...
 
 
A Frase...

"Ainda há muitas pessoas que não têm a noção exacta da realidade do nosso Centro Social"

Elsa Martins, dirigente do Centro Social de Escariz, Fermedo e Mato, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online