ARMANDO ZOLA
 
Ao correr da pena...
 
OPINIÃO | Pode perder-se, pessoalmente, mas sem essa disponibilidade dificilmente se alcançará o que se almeja
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Vamos lá! Sem tema pensado. Ao correr da pena. Como o fluir da vida, no descanso da labuta, em tarde quente de Verão. A vida que tudo nos dá e tudo nos tira. A vida que nos faz e nos devora, que por cada ano que nos acrescenta, outro nos subtrai. Por isso, não consigo exultar, como o meu amigo Zeferino Brandão que, nos seus 72 anos julgo, em plena Assembleia Municipal, a que presidia, jubilosamente proclamava "estes já cá cantam, estes já ninguém mos tira". Nem tão pouco encaro com naturalidade e sem angústia a perspectiva do fim da vida, como me dizia que aconteceria com o passar dos anos o meu antigo e estimado mestre no Colégio, professor Brandão de Almeida, então Presidente da Câmara, numa das intermináveis viagens a Lisboa, em luta pela Estrada para São Pedro do Sul.
Por falar em Estrada, deixem que diga: acho, como quase todos, que a vida, e o modo de a sorver, muito nos ensina. Por isso, quando vi o rumo que foram dando à luta pela Estrada, sim a que ainda falta até ao litoral, e a apologia de que com diplomacia, sorrisos e anuente simpatia tudo se conseguiria, pensei, disse para os mais chegados, alertei, escrevi aqui, mais que uma vez, neste mesmo espaço: "assim não vamos lá". E, infelizmente, não fomos. Nem iremos, se mantivermos, sem alterações esse rumo. Mesmo que possa contar-se com a inusitada generosidade de quem, decidindo sobre estas questões, não costuma tê-la. Sem o rumo certo, há constrangimentos que nem a maior das generosidades consegue vencer. Importa definir o rumo certo e, se necessário e oportuno, como aconteceu no passado, ousar pôr, como se diz em gíria futebolística, "toda a carne em cima do assador". Pode perder-se, pessoalmente, mas sem essa disponibilidade dificilmente se alcançará o que se almeja.
E ainda sobre estradas: será que sempre irá avante a que, em projecto, vai e volta sobre o Espaço Feira, mutilando-o em grande parte?! Há tanta coisa boa para se fazer e que se reclama! Porquê desfazer então o que está feito e serve a contento, para se fazer o que ninguém reclama?! A Sr.ª Presidente da Câmara tem, sobre algumas questões conhecidas, mostrado sagacidade e ponderado correctamente. Ainda espero que, sobre esta, assim possa ponderar também.
Continuando pelas estradas, constata-se que as bermas da maior parte delas, sejam do Estado Central ou das Autarquias Locais, continuam por limpar. E a Primavera está aí já à porta! Impuseram-se medidas, apressadamente, que nem privados, nem autarquias, têm possibilidades de cumprir por inteiro. Por falta de meios humanos, materiais, financeiros. Medidas, muitas delas, não apenas discutíveis, como até inexequíveis. Ditadas como definitivas e aparentemente aptas a resolver o problema de vez. Parecem esquecer que, cortadas as árvores (os sobreiros, os castanheiros, os carvalhos, também são para abater?) agora, no lugar delas surgirão e haverá, já para o ano, arbustos, matos e silvas, a carecer de nova limpeza. Haverá, porém, nessa altura, dinheiro de sobra para essa nova limpeza, tantas serão as multas aos particulares e as penalizações às autarquias pelo não cumprimento das normas agora apressadamente impostas! E logo este Governo, que tantas coisas bem feitas tem trazido à luz do dia! Neste domínio, a quente, parece não ter tido cabeça para pensar. A vida e a má experiência lhe ensinarão que, em questões importantes, mesmo no meio da tormenta, por maior que ela seja, antes de agir se impõe reflectir.
Que, ao menos, para tudo suprir, nos valha um próximo Verão menos quente e inclemente!
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: SSE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Sáb
T 13º
V 8 km/h
Dom
T 11º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online