CÁTIA CARDOSO
 
O 'facebook' no jornalismo
 
OPINIÃO | As notícias ganham falsas dimensões e a agenda noticiosa é cada vez mais lamentável
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Nenhuma rede social teve, até hoje, um alcance tão grande como aquela que Mark Zuckerberg fundou. O facebook tem vindo a manifestar-se na vida social e, por vezes, pessoal das pessoas. E a sua influência não é nula também nos jornais e nos meios de comunicação social. Esta influência tem vindo a ser estudada em várias teorias de autores contemporâneos dada a sua inevitável relevância no âmbito
das ciências da comunicação.
Numa primeira instância, pode falar-se das vantagens do facebook, quer para os jornais e outros meios de comunicação social, quer para os seus consumidores. Estas vantagens têm que ver, essencialmente, com a rápida e acessível partilha de informações. Os meios de comunicação partilham, através das suas páginas de facebook, notícias às quais as pessoas podem aceder. Nas notícias de última hora, por exemplo, o facebook é das principais "fontes" de que as pessoas se servem para estarem informadas. Isto porque há na sociedade uma necessidade de vigilância - as pessoas, embora raramente pretendam agir, gostam de estar informadas.
Isto também é muito usual na política, em épocas de eleições (conforme verificamos, por exemplo,
recentemente, nas autárquicas). O facebook permite aos jornais satisfazerem algumas necessidades e vontades dos seus leitores, de forma gratuita e rápida. O que pode levar também a que alguns leitores fiquem de tal modo conquistados que acabem por reforçar os seus hábitos de leitura e, consequentemente, comprar alguns jornais. Este é o lado ‘cor de rosa' do facebook para com os jornais e meios de comunicação social. Como em tudo na vida, não podia aqui falhar o reverso da moeda.
Ser jornalista ou comunicador, nos dias de hoje, passa quase obrigatoriamente por se estar ligado às redes sociais, e por se ter uma conta de facebook, ou uma página profissional.
O facebook tornou-se - quer se queira, quer não - num meio de comunicação social. Porém, este não será, certamente, o mais fidedigno dos meios de comunicação. Em primeiro lugar, o facebook está repleto de sensacionalismos. As notícias ganham falsas dimensões e a agenda noticiosa do facebook é cada vez mais lamentável. Outro pedaço deste lado negro, está relacionado com as distorções da realidade e das notícias. No mundo do facebook, entra-se, muitas vezes, numa onda de partilhas_ - "diz que disse" - que acabam por não representar as notícias tal como elas são. Muitas vezes as pessoas partilham notícias, acompanhadas do seu comentário pessoal, sem terem lido a notícia completa, mas apenas o título e o título nem sempre representa a essência da notícia.
O número de páginas de comunicação e difusão de notícias também é cada vez maior e isto traz um problema muito grave aos meios de comunicação mais referenciados. Isto porque, por vezes, uma página ou uma entidade pessoal lançam rumores e há um ou outro jornalista que se aproveita disso para redigir uma notícia num órgão de referência. Mesmo que estas notícias geralmente não passem do formato digital, isto abala a credibilidade do jornal, fazendo com que os seus leitores - que seguem a sua página no facebook para estarem informados em tempo real - fiquem desacreditados e deixem de seguir a página, de ler as suas notícias ou até mesmo de comprar o jornal. Fazer notícia de posts de facebook pode ser, muitas vezes, "meter a pata na poça."
Quem gosta de estar verdadeiramente informado e está atendo ao trabalho dos media, vai facilmente detetar as suas falhas. Quem não está tão atento, vai estar, muitas vezes, mal informado e, quando começar a perceber isso, vai dar descrédito aos mesmos. Isto porque infelizmente a maior parte das pessoas não sabe fazer uma seleção daquilo que é notícia do que não é.
Assim sendo, conclui-se que os jornais e os outros meios de comunicação social devem usar o facebook como alvo - ou seja, para atingir os leitores, informando-os e espevitando-lhes o interesse pelo jornal em questão - mas jamais devem utilizar o facebook como fonte. Desta forma, ficarão todos a ganhar: os jornais, os leitores e até o próprio facebook.
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: SSE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Sáb
T 13º
V 8 km/h
Dom
T 11º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 45 visitantes online