CÁTIA CARDOSO
 
Senhor, falta a Variante!
 
OPINIÃO | Se o homem sonha, mais cedo ou mais tarde, a obra nasce
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca foi abençoada pela mãe natureza, com as serras e os rios a enriquecerem indiscutivelmente a beleza desta região. O nome deste concelho já foi levado por todo o país e também pela Europa e pelo mundo fora. O município tem estado na linha da frente n de vezes por ‘n' motivos diferentes.
Porém, há nos arouquenses uma amargura já velha e que todos sabem qual é. É verdade que o município não esteve à espera de uma estrada para se desenvolver, para crescer - como muito bem já referiu Pedro Nuno Santos. É, até - quem sabe - verdade que as curvas tornam o passeio diferente, mais longo e com tempo para apreciar mais e que isso pode fazer quem vem de fora voltar. Tudo isso é verdade.
Aquilo que, contudo, também não deixa de ser verdade é que para quem vive em Arouca, às vezes, era bom conseguir chegar-se mais rápido a locais necessários. Tal como, para quem já não vive em Arouca, mas ainda a visita frequentemente, era bom conseguir chegar-se mais rápido ao local ainda tratado por casa.
Os arouquenses querem, os arouquenses sonham, falta a obra nascer, completa. A conclusão da variante tem de ser uma realidade! Pois é aquilo que os arouquenses mais querem, tal como verificado no inquérito online do RODA VIVA jornal. Os arouquenses querem mais a variante do que - imagine-se - a reflorestação do concelho, os arouquenses querem mais a variante do que verem os Passadiços continuarem em alta ou o Futebol Clube de Arouca voltar a subir à 1ª Liga, os arouquenses querem mais a variante do que outra coisa. Mais de 36% das pessoas que votaram no inquérito, definem como desejo maior para 2018 a conclusão da variante.
Esse desejo dos arouquenses é certamente mais do que apenas um desejo. É, para muitos, uma necessidade. É verdade que o nosso concelho é muito bonito e aprazível, mas nem sempre a vida nos permite ficar cá 365 dias por ano. Às vezes, só conseguimos mesmo voltar aos fins-de-semana.
Os amantes de poesia, podem continuar a servir-se de Fernando Pessoa e a acreditar que se o homem sonha, mais cedo ou mais tarde, a obra nasce. É que este território já conquistou tanto, já ultrapassou tantas expetativas, e já fez os arouquenses sonharem tanto com a variante, que, ainda assim, no dia em que a sua conclusão se tornar uma realidade, vai parecer mentira, vamos ter todos de fazer muitos quilómetros de variante para acreditarmos que ela existe.
O apelo de Fernando Pessoa, continua vivo em Portugal. No entanto, de tudo o que se falta cumprir, para este ano que agora se inicia, os arouquenses apenas anseiam ver cumprida a variante. É pedir muito para um só ano aquilo que já dura há tantos, mas continuamos a sonhar.
 
Arouca

Sábado, 18 de Agosto de 2018

Actual
Temp: 27º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 28º
V 5 km/h
Seg
T 31º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Gosta do nome "508 Arouca" para a futura ponte suspensa sobre o rio Paiva?
 
 
A Frase...

"Na cor política já se sabe que Margarida Belém só olha para três freguesias e sabemos todos quais são..."

Fernando Ribeiro, presidente da JF Chave, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online