JOSÉ CARLOS SILVA
 
Desporto para todos
 
OPINIÃO | Tudo faltava a nível de equipamentos, mas transbordavam os laços de companheirismo e amizade
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em tempos, numa das minhas crónicas, lamentava o facto de no concelho de Arouca o futebol ser mais do que rei, era quase imperador, dada a ausência de outras modalidades no concelho além do futebol nos seus vários escalões etários, incluindo o futebol sénior e profissional do Futebol Clube de Arouca.
O próprio nível de desenvolvimento de um município também se pode aferir pelo número de modalidades desportivas e de atletas que as praticam. Basta verificar no que se passa nos concelhos vizinhos, onde há mais vida para além do futebol.
Nos idos anos 70, 80 e inícios de 90 do século anterior, em Arouca, as infraestruturas desportivas existentes eram muito similares às do chamado Terceiro Mundo, quando comparadas com as que existem actualmente um pouco pelo concelho.
Mas, apesar das fortes limitações de infraestruturas desportivas condignas da altura, assistimos durante aquelas décadas a uma dinamização desportiva inovadora e com forte adesão, onde foram lançadas várias modalidades no município, nomeadamente o hóquei patins, a patinagem, o atletismo, o ciclismo, o boxe, o xadrez e o voleibol, as duas últimas por iniciativa da saudosa associação ARDA. Todas elas a somar ao futebol e ao futebol de salão nos diferentes escalões etários.
Sou suspeito para o sublinhar, pela relação familiar existente, mas a verdade é que foi graças ao entusiasmo e grande paixão pelo desporto de Óscar Silva que várias modalidades viram a luz em Arouca, algumas apenas na vertente de exibição, mas tal permitiu a muitas crianças e jovens da altura experimentar outras actividades desportivas que não apenas o futebol. Aliás, o próprio futebol juvenil mereceu da parte de Óscar Silva um carinho especial com a fundação do Ginásio Atlético Clube de Arouca, e essa nova associação desportiva participaria mesmo com várias equipas de formação nas provas distritais oficiais da AFA.
Não esquecer nessas décadas os inúmeros torneios de futebol realizados no velhinho "campo do parque" e de futebol de salão no pavilhão da Casa do Povo para jovens e adultos. Certamente são muitas as centenas de arouquenses espalhados pelo país e pelo mundo que recordam com saudade esses inesquecíveis tempos em que participaram em muitos desses torneios e provas desportivas, onde tudo faltava a nível de equipamentos desportivos, mas em compensação transbordavam os laços de companheirismo e a amizade que se criaram para a vida.
Hoje, felizmente, a realidade é bem diferente a nível de equipamentos desportivos, e graças ao papel meritório do Centro Juvenil Salesiano, tem sido possível incrementar várias modalidades para ambos os sexos em Arouca, como são os casos do basquetebol, voleibol, ténis, natação, atletismo, ginástica acrobática, além do desporto-rei.
Felicito com satisfação a coragem e empenho dos dirigentes daquela colectividade eclética, pela ousadia em avançar com diferentes modalidades para vários públicos, ganhando com essa aposta Arouca e os arouquenses que gostam de desporto.
Uma palavra final para a autarquia, no sentido de começar a pensar na edificação de um pavilhão municipal para alojar esta nova vaga desportiva que se vive em Arouca. Urge pois, a criação de um novo local para treinar e jogar, uma vez que o pavilhão da Escola Secundária come-ça a ser insuficiente para dar resposta a tantas solicitações e o da Casa do Povo de Arouca não oferece as condições desejáveis para a prática desportiva. Apostar no desporto é apostar numa vida mais saudável e equilibrada. Diversificar a oferta desportiva é o convite para uma maior abrangência de praticantes.
 
Arouca

Domingo, 22 de Julho de 2018

Actual
Temp: 24º
Vento: NNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Seg
T 26º
V 3 km/h
Ter
T 22º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 52 visitantes online