JOSÉ CARLOS SILVA
 
Escola, Colheitas e Autárquicas
 
OPINIÃO | A matriz rural, marca identitária do nosso concelho, tem o seu momento alto no final do mês
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Estamos em pleno mês de Setembro, as férias são já uma agradável saudade e a vida voltou ao seu ritmo normal. As baterias estão recarregadas e a azáfama de preparação do novo ano escolar repete-se todos os anos nesta altura do ano. Graúdos e miúdos vivem sempre com grande intensidade a rentreé do início das aulas.
O ano lectivo nos dois Agrupamento de Escolas do município (Arouca e Escariz) arrancou ontem (dia 13), com milhares de crianças e jovens a regressarem ao ensino.
Este ano escolar ficará marcado pela adesão do Agrupamento de Arouca ao projecto-piloto - "Autonomia e Flexibilidade Curricular dos Ensinos Básico e Secundário" - que o Ministério da Educação decidiu avançar em 160 estabelecimentos do país.
Por cá, este projecto vai englobar catorze turmas - quatro do 1º ano de escolaridade, três do 5º ano, três do 7º ano e quatro do 10º ano dos cursos vocacionais. O Agrupamento de Escolas de Arouca, que se tem destacado nos últimos anos no panorama nacional, fruto dos diversos prémios científicos alcançados a nível nacional e internacional, vai continuar na vanguarda da educação.
Esperamos que esta experiência educativa consiga mobilizar e envolver alunos, docentes e encarregados de educação e que os resultados obtidos sejam positivos.
É que este novo projecto será um enorme desafio pedagógico e irá certamente provocar uma alteração substancial no paradigma do ensino-aprendizagem tal como o conhecemos hoje.
Mas Setembro também é mês das "Colheitas". A matriz rural, marca identitária do nosso concelho, tem o seu momento alto no final do mês com a festividade em homenagem aos nossos agricultores. Este ano a festa regista a 73ª edição, e nunca é demais louvar todos aqueles que se dedicam ao trabalho da terra, bem como à Cooperativa Agrícola de Arouca, a casa-mãe dos nossos lavradores.
A Feira das Colheitas, que teve em António Almeida Brandão o seu grande mentor, continua hoje, a caminho das bodas de diamante, com o fulgor dos novos tempos, sem nunca descurar a sua marca original.
Setembro também será ainda o mês da campanha eleitoral para as eleições autárquicas que se realizarão no primeiro dia do mês de Outubro.
Cinco rostos, cinco pretendentes ao cargo que Artur Neves deixará vago. A luta está animada e mais animada ficará na recta final da campanha. Trocam-se argumentos e propostas. Tenta-se convencer os indecisos. Oferecem-se brindes. As claques partidárias estão ao rubro. A democracia está a funcionar.
Na noite de um de Outubro, um novo presidente da Câmara Municipal de Arouca estará escolhido pelos arouquenses para os próximos quatro anos.
Parabéns ao vencedor e honra aos vencidos!

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2017.09.14)
 
Arouca

Quarta, 18 de Outubro de 2017

Actual
Temp: 12º
Vento: SW a 3 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Qui
T 16º
V 2 km/h
Sex
T 19º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Vai participar no "Festival da Castanha" que se realiza no final do mês em Arouca?
 
 
A Frase...

"O que tem sido feito pela CMA para aumentar o volume de visitas no Museu Municipal?"

Alda Portugal (PSD), na AM de Setembro

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online