MAFALDA FERNANDES
 
Festa do idoso e do doente
 
OPINIÃO | Jesus é o rosto de Deus, encarnou e habitou entre nós
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Conferência de São Vicente de Paulo de Fermedo, no passado dia 21 de Maio, levou a efeito um dia de festa para os mais velhos e para os doentes da freguesia. Compareceram os mais velhos em grande número para tomar parte nas celebrações e os acamados foram lembrados pelo pároco Reverendo Padre Agostinho Watela.
Assinalou-se o dia com uma Eucaristia, pelas 17h00, com grande assembleia dos mais velhos e muitos mais novos e alguns idosos ilustravam o Ofertório transportando objectos sagrados.
À Homilia, o Reverendo Padre Agostinho Watela começou por referir o significado divino dos nomes Jesus e Cristo e suas diferenças relativamente ao conceito de Deus e à sua existência. Acreditamos em Deus, mas não nos era dado vê-lo neste Mundo antes do nascimento de Jesus. Jesus é o rosto de Deus, contemplar o próprio Deus que encarnou e habitou entre nós. Cristo é Jesus e é o nosso Salvador, deu a vida na Cruz para salvar a humanidade. Cristo é a nossa salvação.
Assim, Deus invisível, desceu à terra na pessoa de Jesus Cristo para nos indicar o caminho do Bem e libertar-nos das peias do próprio mal. Estas palavras referem-se à síntese que nos ficou na mente e na memória acerca do texto oral do eloquente sacerdote, que é o Reverendo Padre Agostinho Watela.
A Eucaristia foi concelebrada, também pelo Sr. Diácono Vítor que acompanhou todos os momentos da sagrada celebração.
Depois da Homilia, o Reverendo Padre Agostinho impôs a todos aqueles velhos e mais novos, que assim desejaram, o sacramento da Santa Unção, tendo anteriormente esclarecido que este sacramento não é apenas imposto no limite da vida, à cabeceira da cama, mas é um sacramento revitalizante da espiritualidade e da parte física do ser humano, por isso pode receber-se sempre que assim se desejar.
As cerimónias ilustradas pelo Coro Litúrgico da Capela de Cela acompanhadas à flauta e à viola, exemplarmente tocadas.
De salientar que o timbre das vozes e a melodia harmoniosa do Coro Litúrgico da Capela de Cela, de Fermedo, são resultantes, e não só, da ausência da poluição que é própria das serranias e das localidades mais afastadas dos centros maiores, onde, por exemplo, o trânsito automóvel é significativo.
Depois das cerimónias na Igreja Matriz, os membros da assembleia eucarística, novos e menos novos, deliciaram-se com uma bela merenda no Salão Paroquial de Fermedo.
Espera-se que em 2018, em evento semelhante, não tenha havido baixas a registar na assembleia eucarística do ano corrente.
 
Arouca

Sexta, 17 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 15º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 19º
V 2 km/h
Dom
T 17º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online