MAFALDA FERNANDES
 
Festa do idoso e do doente
 
OPINIÃO | Jesus é o rosto de Deus, encarnou e habitou entre nós
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Conferência de São Vicente de Paulo de Fermedo, no passado dia 21 de Maio, levou a efeito um dia de festa para os mais velhos e para os doentes da freguesia. Compareceram os mais velhos em grande número para tomar parte nas celebrações e os acamados foram lembrados pelo pároco Reverendo Padre Agostinho Watela.
Assinalou-se o dia com uma Eucaristia, pelas 17h00, com grande assembleia dos mais velhos e muitos mais novos e alguns idosos ilustravam o Ofertório transportando objectos sagrados.
À Homilia, o Reverendo Padre Agostinho Watela começou por referir o significado divino dos nomes Jesus e Cristo e suas diferenças relativamente ao conceito de Deus e à sua existência. Acreditamos em Deus, mas não nos era dado vê-lo neste Mundo antes do nascimento de Jesus. Jesus é o rosto de Deus, contemplar o próprio Deus que encarnou e habitou entre nós. Cristo é Jesus e é o nosso Salvador, deu a vida na Cruz para salvar a humanidade. Cristo é a nossa salvação.
Assim, Deus invisível, desceu à terra na pessoa de Jesus Cristo para nos indicar o caminho do Bem e libertar-nos das peias do próprio mal. Estas palavras referem-se à síntese que nos ficou na mente e na memória acerca do texto oral do eloquente sacerdote, que é o Reverendo Padre Agostinho Watela.
A Eucaristia foi concelebrada, também pelo Sr. Diácono Vítor que acompanhou todos os momentos da sagrada celebração.
Depois da Homilia, o Reverendo Padre Agostinho impôs a todos aqueles velhos e mais novos, que assim desejaram, o sacramento da Santa Unção, tendo anteriormente esclarecido que este sacramento não é apenas imposto no limite da vida, à cabeceira da cama, mas é um sacramento revitalizante da espiritualidade e da parte física do ser humano, por isso pode receber-se sempre que assim se desejar.
As cerimónias ilustradas pelo Coro Litúrgico da Capela de Cela acompanhadas à flauta e à viola, exemplarmente tocadas.
De salientar que o timbre das vozes e a melodia harmoniosa do Coro Litúrgico da Capela de Cela, de Fermedo, são resultantes, e não só, da ausência da poluição que é própria das serranias e das localidades mais afastadas dos centros maiores, onde, por exemplo, o trânsito automóvel é significativo.
Depois das cerimónias na Igreja Matriz, os membros da assembleia eucarística, novos e menos novos, deliciaram-se com uma bela merenda no Salão Paroquial de Fermedo.
Espera-se que em 2018, em evento semelhante, não tenha havido baixas a registar na assembleia eucarística do ano corrente.
 
Arouca

Sábado, 22 de Julho de 2017

Actual
Temp: 22º
Vento: NNW a 6 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 26º
V 3 km/h
Seg
T 24º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O FCA vai ser um dos principais candidatos à subida à 1ª Liga na próxima época?
 
 
PUB.
A Frase...

"A 1 de Outubro os arouquenses vão eleger cerca de duzentos autarcas e não apenas o presidente da Câmara"

Francisco Gonçalves (CDU), durante apresentação da sua candidatura à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online