PEDRO SOUSA
 
Vêm aí as autárquicas. Esteja atento!
 
OPINIÃO | Exige-se a um candidato que fale a sério e que saiba do que fala...
 
Escrevi em fevereiro, a propósito de umas declarações do Presidente da Comissão Política do PSD de Arouca, que «Diminuir tudo o que foi conseguido por Arouca, pela Câmara Municipal e pelos arouquenses a um "esbanjamento" é a primeira parte de uma campanha que parece que anseiam que seja "negra"». Escrevi isto na altura a propósito da generalidade que este responsável do PSD disse - e que
presumo seja secundado pelo candidato Fernando Mendes. Disse ele que "Em Arouca temos visto esbanjamento e não investimento."
Julgo que, com maior ou menor critica em algumas das decisões, nenhum arouquense pode concordar com tal frase. Mas este tipo de slogans para alimentar jornais e/ou redes sociais, é tipicamente o que diz quem prefere uma campanha "negra".
E, continuando neste tipo de campanha, mais recentemente decidiu o PSD Arouca comunicar uma preciosidade sem qualquer adesão à realidade. De acordo com o Diário de Aveiro, o PSD Arouca e o seu candidato Fernando Mendes dizem que "uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada".
É difícil qualificar esta frase pelo que de pobre ela é no argumento e pela falta de rigor que em si encerra. O facto de o PSD Arouca a utilizar, apenas se pode dever a uma de duas situações: ou é mesmo falta de preparação para os temas, ou é a vontade de fazer uma campanha de slogans vazios sem sustentação em números reais e análises válidas.
O desemprego em Arouca esteve sempre abaixo da média nacional e em números muito baixos. É óbvio que, querendo usar de demagogia "barata" podemos sempre dizer que enquanto houver um desempregado, não estaremos bem. Mas isso é demagogia... Infelizmente o desemprego é uma realidade em todo o mundo, e têm os países e os municípios de trabalhar de forma a minimizá-lo.
Se fizermos um exercício simples (ainda que pouco "científico") de cruzar o número de inscritos no IEFP com a população ativa do concelho registada nos censos, é fácil verificar que, dos diversos concelhos vizinhos, só Oliveira de Azeméis tem, efetivamente, uma situação melhor que a nossa. Vale de Cambra tem uma parecida (5,7% contra os 6% de Arouca) mas casos como Espinho, Feira ou São João da Madeira estão com números bem piores. E então a média nacional significativamente pior.
Exige-se a quem é um candidato que se diz com uma proposta séria, que fale a sério e que saiba do que fala... Sejamos claros: dizer que uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada é mentira. E mentir não é o caminho certo.
O PSD Arouca fala também no poder de compra dos arouquenses que, infelizmente, está ainda abaixo da média nacional. É um facto... Mas sabe o PSD reconhecer o enorme avanço de Arouca nessa matéria? Pergunto mais... Saberá o PSD que houve um enorme avanço? Ou é apenas para mais uma daquelas frases que fica bem?
Arouca tinha, há sensivelmente 25 anos, menos de 40% de poder de compra médio nacional. Hoje tem, de acordo com os dados mais recentes, um pouco acima dos 70%. Este foi um caminho enorme efetuado nos últimos 25 anos. Ainda não estamos na média nacional, é certo, mas é inegável o caminho efetuado e que tem de se continuar a fazer. Mesmo nos anos mais recentes essa evolução foi excelente... Em
2007 era pouco mais de 51%.
Gerir ou propor-se a gerir um município exige que se conheça, que se estude, que se procure informação sobre a situação atual para desenhar os projetos para o futuro. Pela amostra, o PSD Arouca tem preferido demonstrar um profundo desconhecimento da realidade arouquense, dando-se, assim, ao infeliz papel de usar umas frases feitas para tentar denegrir o trabalho do Partido Socialista e dos seus eleitos, mais do que valorizar as suas propostas.
Por isso, quando lhe disserem mentiras como "uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada" desconfie, mas desconfie mesmo. É que para chegar ao poder ao fim destes anos todos, parece que vai mesmo valer de tudo.


Comentários
 
 
Arouca

Quarta, 28 de Junho de 2017

Actual
Temp: 13º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 6 km/h
Sex
T 17º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Qual a área da governação autárquica que deveria ser reforçada no próximo mandato (2017/2021)?
 
 
A Frase...

"O meu partido é e será sempre Arouca"

Fernando Mendes, durante a cerimónia de formalização da coligação entre o PSD e o CDS-PP

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online