JOSÉ CARLOS SILVA
 
Bombeiros de Arouca
 
OPINIÃO | Verdadeiros voluntários no socorro e apoio ao próximo
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Este ano os Bombeiros Voluntários de Arouca (BVA) celebram quatro décadas de vida. Foi no dia 23 de Abril que os festejos decorreram com toda a dignidade e solenidade.
Os BVA são entre as diferentes instituições de solidariedade social do município aquela que merece um carinho especial por parte de todos os arouquenses. Não querendo tirar o mérito social que as diferentes instituições desempenham no concelho de Arouca, e é muito, os BVA estão na minha opinião num registo à parte. E porquê? Porque são verdadeiros voluntários no socorro e apoio ao próximo e aos seus bens, a qualquer hora do dia ou da noite, durante 365 dias. E quando nos dias de hoje observamos uma sociedade em que reina o individualismo e o materialismo, mais é de enaltecer o papel abnegado dos quase cem homens e mulheres que, de farda ou sem ela, estão ao serviço do seu semelhante, tendo muitas vezes como recompensa um simples obrigado!
Por isso, julgo ser de toda a justiça destacarmos a acção dos soldados da paz e seus dirigentes que ao longo destes quarenta anos têm na solidariedade e no auxílio aos seus concidadãos a sua única matriz.
O percurso da instituição foi feito de sangue, suor e lágrimas, e a edificação do quartel foi o ponto alto da sua história ainda recente. Quem não se lembra das "velhinhas" instalações junto ao cemitério municipal. Graças à tenacidade de um grupo alargado de homens e com o apoio de instituições e beneméritos foi possível dotar hoje os BVA de equipamentos de primeira geração no auxílio a pessoas e no combate aos fogos florestais.
Nas pessoas de Celso Portugal, presidente da instituição e José Manuel Gonçalves, comandante da corporação, gostaria de felicitar toda a família dos BVA pelo seu incansável e altruísta trabalho em prol de Arouca e dos arouquenses.

Medalhas de Mérito Municipal
No feriado municipal (2 de Maio) e da Festa da Rainha Santa Mafalda, o executivo camarário atribuiu medalhas de ouro mérito municipal a dois empresários Manuel Sousa "Cavadinha" e a David Silva ("Arouplás") e ainda aos treze fundadores do Arouca Barra Clube. Distinções justas que não merecem qualquer contestação.
Gostaria apenas de relevar a pessoa de Manuel Sousa "Cavadinha", figura emblemática e prestigiada do município, «símbolo do comércio arouquense», como bem apelidou Artur Neves, para em meu nome pessoal e do jornal saudar este reconhecimento público por parte da autarquia a um grande arouquense que muito tem ajudado a sua terra a crescer ao longo das últimas décadas.

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 10º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 38 visitantes online