PEDRO QUARESMA
 
Trabalhos de primavera
 
OPINIÃO | O cancro do castanheiro já está largamente difundido em Arouca | TEXTO COM MAIS DE 800 VISUALIZAÇÕES
 
Na primavera, com a mudança das condições climatéricas, assistimos ao despontar das árvores, saindo da paragem vegetativa de inverno. Nesta época em que a actividade, quer das raízes quer das folhas, aumenta consideravelmente, será o tempo correcto para a realização de determinadas operações florestais e para a observação do estado das árvores.
No castanheiro será a altura certa para observarmos se existe cancro nas nossas árvores. A presença de casca fendilhada no tronco e nos ramos, com manchas avermelhadas, atesta a presença do fungo e a necessidade de tomarmos medidas. Concentremo-nos na causa, em que a dispersão do fungo é favorecida quer por causas naturais quer através das actividades que realizamos nas árvores (podas e enxertias). Desta forma, devemos evitar podas desnecessárias, ou caso as façamos, desinfectarmos as feridas com fungicida à base de cobre. As podas e enxertias constituem uma das principais portas de entrada do cancro do castanheiro nos soutos. As ferramentas de poda ou enxertia também devem ser obrigatoriamente desinfectadas com lixívia diluída ou formol.
Outra das regras básicas será evitar a poda em diaschu vosos, uma vez que a dispersão do fungo é favorecida pela chuva, vento, etc. Quando detectamos a presença de cancro deveremos cortar os ramos doentes 20 cm abaixo do cancro e proceder à queima das partes afectadas (ramos, folhas e casca). Ao contrário da doença da tinta, as árvores mortas por cancro podem ser substituídas por outras no mesmo local. O cancro do castanheiro, que já está largamente difundido em Arouca, é favorecido pelos descuidos nas operações que realizamos, por isso proteja, pelo menos, os cortes com produto cicatrizante.
No castanheiro também será a altura ideal para a realização das enxertias, nas diversas variantes e técnicas. Tenha sempre em atenção a proveniência dos garfos, nomeadamente tendo em atenção o risco de cancro.
No eucalipto e pinheiro bravo será a altura certa para procedermos a adubações, mas mais lá para o mês de Abril, em que toda a árvore está na plenitude do seu desenvolvimento. Atenção que o tipo de adubo e a sua técnica de aplicação varia se estamos na primeira rotação, se já realizamos o primeiro corte e estamos em presença de rebentos ou se já estamos numa fase intermédia da rotação. Assim iremos favorecer adubos mais ricos em fósforo e potássio ou em azoto. Como é sabido, na plantação deveremos privilegiar adubos ricos em fósforo, que vão estimular o crescimento radicular e estrutural da árvore. Atenção que o facto de colocarmos adubo à disposição da árvore não implica que o crescimento seja proporcional, ou seja, não é por colocarmos mais adubo que a árvore cresce mais. Um bocado à semelhança do número de árvores. Não será por plantarmos mais árvores num determinado terreno que iremos ter mais madeira, pois existem espaçamentos correctos para um desenvolvimento correto das árvores.
Senhor Proprietário, como os recursos são escassos, terá sempre de ponderar a intervenção que irá realizar e se a mesma terá impactos positivos no crescimento das suas árvores e na colheita do produto final. Muitas vezes, constatamos que as operações não são realizadas em tempo oportuno ou muito simplesmente não terão impacto na melhoria de crescimento das suas árvores, traduzindo tão só no desperdício de recursos.
Porque a informação não se esgota neste artigo, os leitores que desejem aprofundar alguns aspectos podem endereçar as questões através do correio electrónico: pquaresma.arouca@gmail.com.


Comentários
 
 
Arouca

Segunda, 22 de Maio de 2017

Actual
Temp: 20º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 27º
V 5 km/h
Qua
T 29º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O partido vencedor das eleições autárquicas 2017 em Arouca, a 1 de Outubro, ganhará a disputa com...
 
 
A Frase...

"Nas três paróquias há pessoas com uma entrega total"

Agostinho Watela, pároco das freguesias de Escariz, Fermedo e S.M. Mato, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 23 visitantes online