MODALIDADES
 
Festival Hípico de Arouca foi um êxito
 
Luis Ferreira
Jornada social e desportiva num espaço em transformação que será a curto prazo um dos mais modernos equipamentos equestres do país
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Quintãs Farm House, perto do centro da vila de Arouca, foi hoje, domingo, a capital do hipismo na região. Cavaleiros e cavalos de vários pontos do país concentraram-se para o Festival Hípico de Arouca, evento organizado há mais de uma dezena de anos pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte. Muito público, boa organização e logística adequada resultaram numa jornada social e desportiva bem conseguida num espaço em transformação que será a curto prazo um dos mais modernos centros hípicos do país.

Dois concorrentes arouquenses

Entre outros, o festival de Arouca teve o apoio da Quintãs Farm Houses, da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Santa Eulália e Arouca-Burgo, representados, respectivamente, pelo empresário Jorge Ferreira, pela vice-presidente Cláudia Oliveira e pelo vereador António Carlos Duarte, e pelos presidentes Hélio Soares e Vitor Arouca. Na mesa de honra estiveram ainda Albino Vieira da Silva, presidente da associação de Santa Maria do Monte, e Pedro Vieira, presidente da Assembleia Municipal. Na prova principal, que encerrou o certame, estiveram os cavaleiros arouquenses Luis Ferreira e Filipe Ferreira Gonçalves, este já com prémios de campeão nacional.

Resultados finais

A Prova I, dedicada aos cavaleiros e cavaleiras da categoria de Escolas, patrocinada pela Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Prova II - União de Freguesias de Arouca e Burgo:
(50 cm): 1º Núria Silva / ‘Príncipe do Oeste'

Prova III - Câmara Municipal de Arouca
(80 cm): 1º Fábio Belo / ‘Farpa'

Prova IV - Caixa Agrícola de Arouca
(1 m): 1º Pedro Manso / ‘Fustinova'

Prova V - Laboratório EDOL
(1,10 m): 1º Nuno Martins / ‘Faraó'

Prova VI - Quintãs Farm Houses
(1,25 m):
1º Pedro Manso / ‘Ashton'
2º Luís Ferreira / ‘Black Panther'
3º Filipe Ferreira Gonçalves / ‘Hollywood'

«Um espectáculo nobre que muito enriquece Arouca»

RODA VIVA ouviu o dirigente associativo Albino Vieira da Silva sobre o Festival Hípico de Arouca.
«O balanço desta actividade é muito positivo. O festival atingiu o ponto mais alto este ano graças às condições proporcionadas pelo arouquense Jorge Ferreira, que tem aqui umas instalações formidáveis. O CCRD de Santa Maria do Monte tem muito orgulho em realizar esta prova que integra o nosso plano de actividades. É uma actividade em prol de Arouca. É um evento hípico promovido em Arouca todos os anos [foi apenas suspenso durante a pandemia] e que não se encontra noutros municípios da nossa região. Temos tido o privilégio de o conseguir realizar com regularidade.»

«Unir arte e desporto»

«Aliás, os primeiros festivais hípicos de Arouca foram organizados pelos Bombeiros Voluntários de Arouca. Integro os corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Arouca há vários anos e o festival era uma forma de angariarmos alguns meios para a construção do novo quartel. Entretanto, houve um interregno na realização por parte dos Bombeiros. Não desisti da ideia e voltei a sugerir ao senhor coronel Bernardo Mendes que retomássemos o festival de Arouca. E aqui estamos, mais uma vez num espectáculo nobre, que une arte e desporto, um acontecimento que não é comum e que muito enriquece Arouca.» 2022-08-07 Manuel Matos (texto e fotos)/RV

 
Arouca

Sábado, 24 de Setembro de 2022

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A maior casa monástica era a de Arouca, para onde se deslocavam inúmeras jovens da alta linhagem do reino"

Helena Cruz Coelho, na apresentação do Diplomatário do Mosteiro de Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 74 visitantes online