FUTEBOL
 
Alvarenga vai lutar pela subida ao Campeonato de Portugal
 
15 dos 22 clubes decidiram aderir à prova final e foram a sorteio distribuídos por quatro potes
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Integrado no pote 1 do sorteio da Prova Final-Elite Sabseg da AF Aveiro (AFA), o GDSC Alvarenga SAD vai jogar no Grupo A, tendo como adversários o Oliveira do Bairro, o GD Gafanha SAD e o São Vicente de Pereira.

Prova final substitui o campeonato


Suspenso há quatro meses devido à pandemia de Covid-19, o futebol sénior da AFA vai ser retomado sob a forma de inéditas provas finais para definir as subidas nas três divisões (Campeonato Sabseg, 1ª Divisão e 2ª Divisão) e ainda os dois participantes na Taça de Portugal da próxima época. Segundo a associação que gere o futebol aveirense, «esta foi a solução encontrada pela direcção para que as decisões fossem discutidas em campo». Da Divisão de Elite Sabseg, 15 dos 22 clubes decidiram aderir (facultativamente) à prova final e foram a sorteio distribuídos por quatro potes, de acordo com a pontuação obtida até ao cancelamento do campeonato.

Da fase de grupos à final

A fase de grupos (A, B, C e D) começa em 2 de Maio e prolonga-se, ao longo de seis jornadas, até 6 de Junho. As equipas iniciam a participação nesta fase com metade dos pontos que tinham conquistado. No dia 13 de Junho disputam-se os quartos-de-final, para os quais se apuram os dois primeiros classificados de cada grupo na fase inicial. As meias-finais jogam-se em campo neutro, uma semana depois. Para 27 de Junho está agendada a final e o encontro de atribuição do 3.º e do 4.º lugar, também em campo neutro. O vencedor da prova final subirá ao escalão nacional.

«O objectivo é subir ao Campeonato de Portugal»

«O objectivo do Alvarenga é subir ao Campeonato de Portugal», começou por assumir ao RODA VIVA o presidente da SAD alvarenguense Nuno Saraiva. «Para isso estamos determinados a passar a fase de grupos e, depois, vencer todos os jogos, incluindo a final», reforçou o dirigente dos alvarenguenses.
Líder na zona norte quando o campeonato foi cancelado, o Alvarenga SAD retoma brevemente a preparação, focado em atingir os patamares exibicionais que lhe foram retribuindo vitórias nos primeiros meses da temporada. «Temos dois adversários - Oliveira do Bairro e Gafanha - de que não temos experiência directa porque não eram da nossa série, mas isso não esbate a nossa vontade de querer vencer todos os jogos», comentou Nuno Saraiva sobre o sorteio de uma prova final que, contudo, não escapou à visão crítica do profissional alvarenguense.

«Discordamos da forma como a AFA conduziu o processo»

«A AF Aveiro não ouviu os clubes sobre propostas de como concluir as competições. Aliás, numa reunião com a AFA, a maioria dos clubes disseram que não queriam continuar a jogar, alegando falta de condições. Houve incoerência ao virem inscrever-se nesta prova final decidida pela direcção da AFA», referiu Nuno Saraiva. «Mesmo o formato desta prova final foi proposto por um clube e a associação adaptou-o», acrescentou o dirigente, que defende as razões do Desportivo de Alvarenga. «O nosso clube esteve sempre pronto para dialogar, continuar a jogar e para contribuir para a conclusão do campeonato».
Nuno Saraiva critica ainda o "mata-mata" que caracteriza a realização dos quartos-de final e das meias-finais: «Jogar essas eliminatórias em duas mãos seria desportivamente mais justo e uma forma de premiar os clubes participantes. O GDSC Alvarenga SAD não compreende e discorda da forma como todo o processo foi conduzido pela AFA», acusou o presidente da SAD do Alvarenga. 2021-04-02 MM/RV

PROVA FINAL (ELITE-SABSEG)
FASE DE GRUPOS (seis jornadas)

1ª jornada (2 de Maio)
GRUPO A
Oliveira do Bairro - Alvarenga SAD
Gafanha SAD - SV Pereira

Classificação
GDSC Alvarenga SAD - 14 pontos
Oliveira do Bairro - 8 pontos
GD Gafanha SAD - 6 pontos
S. Vicente Pereira - 4 Pontos

GRUPO B
Cesarense - Fermentelos
U. Lamas - Avanca

GRUPO C
Estarreja - Bustelo
Alba - Ovarense

GRUPO D
Canedo - Pampilhosa
Folga o Esmoriz.

 
Arouca

Sexta, 16 de Abril de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 15º
V 3 km/h
Dom
T 17º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Temos de ter mais cultura democrática em Arouca, na Câmara Municipal e nas instituições"

declarações de Fernando Mendes no RV, onde anuncia a sua decisão de não se recandidatar à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online