FUTEBOL
 
Faleceu Vitor Oliveira, um Senhor do Futebol
 
Vitor Oliveira na entrevista que concedeu ao RODA VIVA em 2012
Treinador que conduziu o FC Arouca à histórica subida à I Liga
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Faleceu o treinador Vitor Oliveira. Um Senhor do Futebol. Enquanto passeava esta manhã de sábado na sua zona de residência, em Angeiras, Vitor Oliveira, de 67 anos, foi vítima de doença súbita e o coração não resistiu. O futebol português está de luto e perdeu uma das suas maiores referências de competência ética e desportiva.
Vitor Oliveira nasceu em 17 de Novembro de 1953, em Matosinhos, e parte para o eterno descanso com a idade de 67 anos. Esta época, apesar das muitas solicitações, o mister tinha resolvido fazer uma paragem na profissão que tanto amava, após ter conseguido a manutenção do Gil Vicente na temporada anterior, a última que cumpriu num banco de futebol.

O "Engenheiro das Subidas"

Numa carreira que ia a caminho das quatro décadas de treinador, Vitor Oliveira, que também foi estudante de engenharia electrotécnica, fica para a história como o "Engenheiro das Subidas", ao conquistar 11 promoções à I Liga, 6 das quais como Campeão. A paixão pelo futebol começou muito antes e como jogador que actuava na linha média, foi vestindo sucessivamente as camisolas do Leixões, Famalicão, Espinho e Braga, terminando a carreira de futebolista em 1985 ao serviço do Portimonense.
Maia, V. Guimarães, Académica, Leiria, Braga, Belenenses, Rio Ave, Gil Vicente, Académica, Moreirense, Leixões, Trofense, Aves, FC Arouca, União da Madeira, Chaves, Portimonense, Paços de Ferreira e Gil Vicente foram os clubes (alguns mais do que uma vez) que fizeram o percurso ascendente de Vitor Oliveira.

No FC Arouca para ajudar a desenhar o sonho

Também o FC Arouca viveu intensamente a presença e as virtudes do sábio mister Vitor Oliveira. Em 25 de Setembro de 2011, domingo de Feira das Colheitas, Vitor Oliveira saía da sua residência em Matosinhos para se sentar pela primeira vez no banco do Estádio Municipal de Arouca para conduzir a sua nova equipa - o FC Arouca - no jogo com o Atlético, visitante que era o líder da Liga Orangina. Estava-se na 5.ª jornada de uma época cujo início não fora favorável ao técnico feirense Henrique Nunes. O FC Arouca venceu por 2-0 mas acabaria por se salvar da descida de divisão apenas na última jornada.
O presidente Carlos Pinho conferiu total confiança ao treinador da manutenção na II Liga e apostou na sua continuidade. Um plantel renovado com o seu aval, traz Vitor Oliveira e o FC Arouca nos lugares cimeiros da classificação. A época 2012/2013 da II Liga termina de forma histórica. O FC Arouca consegue o 2º lugar (atrás do primeiro, o Belenenses) e Vitor Oliveira assina mais uma subida, a do FC Arouca à I Liga, com 21 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, após longas e duras 42 jornadas. A festa foi enorme e memorável. Realizado o sonho do emblema arouquense, Vitor Oliveira decidiu sair para outra missão, a da promoção do Moreirense.

O futebol como sabedoria de vida


Vitor Oliveira, uma estrada de êxitos aconchegados pela humildade e um exemplo de discurso sério e sem desculpas retóricas no momento das derrotas. A reportagem Roda Viva cobriu todas as conferências de imprensa e todos os seus jogos pelo FC Arouca. Sempre disponível e ensaiando a sabedoria do futebol, Vitor Oliveira deixou um legado de coerência e seriedade que pudemos testemunhar, mesmo nas entrevistas que nos concedeu. Nesta hora de sentida homenagem, recordamos uma das respostas que deu ao nosso jornal, em 2012:
Como é que se caracteriza como treinador? «Há valores e princípios sérios de que eu não abdico como homem e como treinador de futebol. Vivo o futebol com paixão mas não faço deste o motivo principal de toda minha vida. Somos homens antes de sermos treinadores. No futebol, como na vida, não podemos ganhar sempre, mas podemos lutar sempre. É isso que faço.»
À família enlutada, RODA VIVA apresenta sentidas condolências. 2020-11-28 Manuel Matos Sousa/RV
 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online