FUTEBOL
 
FPF termina o Campeonato de Portugal
 
Acabou a época para o FC Arouca 2019/2020
Falta apurar o critério que determinará a escolha das duas equipas que acedem à II Liga
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em comunicado divulgado hoje, quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) dá por concluídas as competições seniores não-profissionais, nomeadamente o Campeonato de Portugal. A decisão foi emitida após reunião por video-conferência com as associações distritais e regionais.

Pandemia acelera decisão

«A Federação entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança». O Campeonato de Portugal que se encontrava apenas suspenso é dado por concluído por motivo da pandemia Covid-19. «Estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva».

Sem títulos nem descidas

A deliberação da FPF implica que não atribuição de títulos nem a determinação de subidas e descidas. «A Direcção da FPF entendeu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas».

Faltavam nove jornadas

A nove jornadas do final do campeonato, as lideranças estavam assim, no que respeita aos dois lugares de acesso ao play off.
Série A: 1º Vizela (60); 2º Fafe (52).
Série B: 1º FC Arouca (58); 2º Lourosa (50).
Série C: 1º Praiense Açores (53); 2º B. C. Branco (42).
Série D: 1º Olhanense (57); 2º Real Massamá (57)

Subidas à II Liga ainda em aberto - que critérios?

Não obstante, continuará aberto pela FPF o estudo da forma de indicar os dois clubes que nos termos do regulamento das competições ascenderiam à II Liga. «A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol», refere o comunicado da FPF. Uma abertura na cortina que fecha o palco do campeonato e que mantém atentos os clubes que nesta data lideravam as respectivas séries A, B, C e D. Falta saber que critérios assumirá a FPF quanto «à forma como serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol». O FC Arouca e os restantes clubes nos primeiros lugares de acesso à subida de divisão tinham enviado há dias à FPF um parecer em que sugeriam soluções que fossem ao encontro do reconhecimento do seu mérito desportivo na presente época. Recorde-se que a FPF toma posições desiguais, mantendo apenas suspensas as competições profissionais da I e II ligas e dado por encerradas a competição do Campeonato de Portugal, de estatuto não-profissional. «A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/2021», conclui o comunicado emitido ao princípio da tarde de hoje. Entretanto, os clubes que lideravam os campeonatos distritais (20) já fizeram chegar à FPF a reivindicação para integrarem a próxima edição do Campeonato de Portugal no lugar das 20 equipas (cinco por série) que, nos termos regulamentares, desceriam de divisão. Muito assunto ainda para resolver na Cidade do Futebol. 2020-04-08 MMS/RV

 
Arouca

Domingo, 07 de Junho de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0.5 mm
Nublado
Seg
T 19º
V 3 km/h
Ter
T 21º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Ninguém, no governo actual, está a fazer um favor a Arouca mas sim a fazer-se justiça a um concelho, a um povo"

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, durante a consignação da estrada Escariz / A32

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 18 visitantes online