ASSOCIATIVISMO
 
AF Aveiro: Aldeia do Futebol vai nascer com mão arouquense
 
Complexo desportivo vai nascer junto ao Estádio Municipal de Aveiro
Arménio Pinho, da freguesia de Chave, preside à quarta maior associação do país. Empresa do concelho vai construir complexo
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A caminho dos 100 anos, a Associação de Futebol de Aveiro marca, este sábado, 25 de Janeiro, um dos maiores golos da sua história. Pelas 15h15, junto ao Estádio Municipal de Aveiro, será cumprida cerimónia de lançamento da primeira pedra de um conjunto de obras e recintos desportivos que irão modernizar ainda mais a actividade e a capacidade de resposta da quarta maior associação de futebol do país. Com mais de 17 mil atletas, 500 árbitros e 1100 equipas de 170 clubes filiados, a associação de futebol liderada por Arménio Pinho avança para a edificação da Aldeia do Futebol de Aveiro, um grupo de novas e modernas infraestruturas desportivas a concretizar em duas fases nos próximos quatro anos. Depois de um primeiro mandato assinalado por diversas inovações (criação da AFA TV, a Gala anual, o livro da história da AFA, os Congressos AFA 2024, entre outras medidas de desenvolvimento e de aproximação aos clubes), Arménio Pinho e a sua equipa (remodelada) cumprem o segundo mandato de trabalho 2019-2023 em prol do futebol do distrito de Aveiro. "Tentamos incutir uma nova dinâmica. Este segundo mandato é o mais ambicioso e o mais difícil de todos", referiu o dirigente da AFA ao RODA VIVA.

Um sonho em duas fases

A primeira fase da Aldeia de Futebol, a construir no Complexo Desportivo, junto ao Estádio Municipal de Aveiro, é composta por um campo relvado de futebol de onze, um campo de futebol de sete, seis balneários, iluminação e vedação de espaços. A primeira fase de construção do novo projecto da AFA é celebrada simbolicamente este sábado e está a cargo da empresa arouquense Arouconstrói, do grupo Farcimar, com a qual foi assinado, em Dezembro, o contrato de construção com um prazo de finalização fixado em 2 de Junho de 2020.
O empreendimento da segunda fase da Aldeia do Futebol, que envolve ainda parcerias com a Câmara Municipal de Aveiro, já está tratado e tem também mão arouquense. "Queremos construir a nova sede da AFA [a antiga será vendida], um pavilhão para o futsal e um campo de futebol de praia. É um projecto global que está a ser desenvolvido pelo arquitecto arouquense Samuel Gonçalves", explicou o presidente Arménio Pinho. "Com este desenvolvimento pretendemos concentrar as actividades da associação que, sem infraestruturas desportivas próprias, tem estado obrigada a dispersar a sua actividade por vários locais do distrito. A Aldeia de Futebol será uma academia de referência no desporto nacional e aveirense. Está tudo a correr bem", expressou o presidente da AFA, que conta ainda apresentar a mascote e o hino oficial da associação, composição musical que está a ser tratada também por pessoas de Arouca, o músico Ivo Brandão e a jornalista Cláudia Oliveira.

«Uma associação, uma academia»

"A AFA está a aproveitar o programa e os apoios lançados pela Federação Portuguesa de Futebol, denominado «uma associação, uma academia», que visa dotar as associações de todo o país de centros técnicos", refere a direcção. O novo paradigma permitirá acolher e aglutinar os trabalhos das selecções distritais de futebol, de futsal e de futebol de praia.
A cerimónia promovida pela associação de futebol criada por Mário Duarte em 1922 terá a presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e José Couceiro, Diretor Técnico Nacional, de entidades autárquicas e desportivas, de representantes dos clubes filiados e dos presidentes de todas as associações de futebol do país. Estão inscritos nas competições da AFA oito colectividades do concelho de Arouca: GDSC Alvarenga, FC Arouca, ACRD Mosteirô, CCR Vila Viçosa, Centro Juvenil Salesiano de Arouca, Unidos de Rossas, UD Mansores e UD Fermedo. 2020-01-25 Manuel Matos / RV
 
Arouca

Segunda, 21 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 19º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Ter
T 18º
V 2 km/h
Qua
T 18º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 12 visitantes online