MODALIDADES
 
Rafting: Passado Presente e Futuro
 
Margarida Belém lembrou na conferência que há cerca de 30 anos foi uma das primeiras a descer o rio Paiva
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreu esta sexta-feira, 17 de Janeiro, a conferência "Rafting: passado, presente e futuro" na Loja Interativa de Turismo.
Esta conferência integrou a programação do evento "Arouca Rafting Summit", um evento que tem como objectivo promover as águas bravas em geral e a modalidade de rafting praticada no rio Paiva em particular.
Na sessão de abertura desta conferência, esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém e o representante da Federação Portuguesa de Canoagem, André Coelho".
A presidente da autarquia afirmou que este evento "marca o arranque da época de rafting em Arouca", reconhecendo a evolução que esta modalidade teve nos últimos anos.
Margarida Belém lembrou ainda alguma "ingenuidade relativamente aos perigos quando, há cerca de 30 anos, foi uma das primeiras a descer o rio Paiva."
Assumindo que "há ainda um longo caminho a percorrer", a edil ressalva a "aposta na formação e na capacitação dos praticantes de rafting em Arouca", reconhecendo que "se estamos hoje nos patamares onde estamos, isso se deve às empresas e à aposta no município em criar estruturas".
André Coelho, representante da Federação Portuguesa de Canoagem afirmou que esta estrutura está empenhada no desenvolvimento da especialidade de rafting em Portugal, tanto na vertente de competição, quer na vertente de lazer.
A discussão nesta conferência foi despoletada por Rui Calado, um dos primeiros praticantes de rafting no rio Paiva que apresentou, num relato autobiográfico, a origem da atividade em Arouca, Luís Teles, sócio da empresa arouquense Clube do Paiva que mostrou o rafting como paixão e negócio e André Coelho que apresentou o plano estratégico para o desenvolvimento de rafting federado em Portugal.
Ainda nesta conferência, João Faria, da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço apresentou uma comunicação sobre o perfil do guia de rafting, António Brandão, em representação da mesma instituição falou sobre o risco e segurança no desporto de natureza e aventura e Luís Quaresma da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, fez uma avaliação da qualidade de serviços de rafting.
O Arouca Rafting Summit é um evento organizado pelo Município de Arouca em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, o Clube do Paiva, a Just Come, O Clube de Canoagem de Águas Bravas de Portugal e a AGA - Associação geoparque Arouca.
Conta com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude e da União de Freguesias de Canelas e Espiunca. André Vilar 2020-01-19
 
Arouca

Segunda, 21 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 21º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 18º
V 2 km/h
Qua
T 18º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 15 visitantes online