ASSOCIATIVISMO
 
«Temos o coração com o Vila Viçosa»
 
Hugo Amaral, presidente-jogador do 'Vila'
REPORTAGEM | Além do futebol, no CCR continua a sede, de abertura intermitente, animada com actividades em determinadas épocas do ano
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa está a cumprir a terceira época no campeonato distrital, após um longo interregno de vinte anos sem competir. Depois de Benigno Lento (2017) e Bruno Moreira (2018), António Lopes é o treinador do "Vila" na nova temporada. Natural e residente no concelho vizinho de Castelo de Paiva, o novo timoneiro da equipa regressa ao clube depois de aqui ter sido atleta guarda-redes nas décadas de 70 e 80 e treinador na época 1995-1996.
Em declarações a RODA VIVA, António Lopes [foto] afirmou que nunca tinha perspectivado voltar aos campos de futebol, mas não resistiu ao pedido do seu anterior clube. "Não queria dar um não a este clube. Estou aqui de corpo e alma." As condições são limitadas e o piso de jogo é de terra batida, mas isso não esmorece a vontade de querer fazer o melhor. "Quem trabalha por gosto e com o coração no Vila Viçosa faz tudo para que este clube seja cada vez maior", referiu. "Os jogadores jogam apenas por amor à camisola e não podemos exigir demais. Estou convencido que ainda vamos fazer um bom campeonato, que para nós é ficar pelo meio da tabela. Os jogadores deslocam-se de vários pontos da região para treinar e a contenção de despesas leva-nos a limitar os treinos a duas vezes por semana", explicou o mister, que tem o filho Carlos Lopes (frequenta o curso de treinador), e ainda Jorge Fraga e Fernando Tavares, como auxiliares num clube onde ainda se sente que o futebol é genuíno e onde o emblema dá visibilidade e anima a localidade.

O presidente que é jogador

Hugo Amaral [foto] é o presidente-jogador do CCR Vila Viçosa e está no cargo directivo há dez anos consecutivos. Para o ano há eleições na associação mas até lá, fora do campo e dentro dele, continua a dar os seus préstimos à colectividade. No reencontro com RODA VIVA, mantém, com os seus companheiros de direcção, a mesma determinação em ter como baluarte o futebol em terras da Espiunca, terras que hoje são pertença da União de Freguesias de Canelas-Espiunca. Reconhece que é preciso fazer "uma grande ginástica para manter o futebol sénior." Em Vila Viçosa ser como uma família ajuda. Joga-se apenas por amor à causa. "Temos poucos recursos. Oitenta por cento dos jogadores são do nosso concelho, temos alguns, poucos, de Fornelos, Nespereira e Castelo de Paiva, mas oitenta por cento são de Arouca, Vila Viçosa, Canelas, Espiunca...".

Para lá dos Passadiços

O campo de terra batida força a trabalhos extra. Hugo Amaral trabalha toda a semana e às oito da manhã dos dias de jogo em casa já está em campo para, até ao meio-dia, preparar, alisar e marcar o recinto pelado. "Gostaria muito de ter e de oferecer outras condições aos meus atletas e até ao público mas os nossos recursos não são muitos". Para já, vai contando com uma boa novidade, possível com uma ajuda da Câmara: o reforço da iluminação está para breve e vai melhorar a situação de treino nas noites poeirentas ou enlameadas do campo do Vila Viçosa. Quando se tem pouco, mais uns holofotes até parecem muito na hora de iluminar o coração desportivo de Vila Viçosa. O presidente-jogador sente particularmente a dedicação dos seus concidadãos. "Não nos podemos queixar da assistência nos jogos. Só temos a agradecer às pessoas por isso." Endereça também "um forte obrigado a todos os amigos e patrocinadores do Vila Viçosa." Além do futebol, no CCR continua a sede de abertura intermitente, animada com actividades em determinadas épocas do ano. Para lá dos Passadiços também se resiste, sentindo-se a gente, mesmo que em redor de uma bola de futebol. Manuel Matos Sousa 2019-11-17

 
Arouca

Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Actual
Temp: 14º
Vento: SSW a 2 km/h
Precip: 1.0 mm
Chuvas Fortes
Seg
T 14º
V 2 km/h
Ter
T 15º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os Passadiços do Paiva deram um impulso significativo à dinâmica turística do nosso Município e de toda a região"

Margarida Belém, após receber novo galardão a premiar os Passadiços nos 'óscares' do Turismo 2019

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 38 visitantes online